Levante Ideias - Petróleo

Petroleiras emergentes elevam produção

As duas últimas companhias de Óleo e Gás a abrirem capital no Brasil, a 3R Petroleum (RRRP3) e a Petrorecôncavo (RECV3), seguem aumentando suas produções dos campos maduros adquiridos da Petrobras (PETR3/PETR4).

Ambas as companhias têm se aproveitado do plano de desinvestimento da gigante estatal, incorporando estes ativos irrelevantes e custosos para o porte da Petrobras, implementando um plano de recuperação dos campos e extraindo mais petróleo e gás com uma eficiência alta.

Embora seja pequena demais para a Petrobras, para companhias menores, o volume de produção potencial destes campos maduros é o suficiente para gerar retornos bilionários e relevantes para os seus resultados.

A Petrorecôncavo e 3R operam em modelos de negócios similares, com ativos compostos majoritariamente de campos terrestres e águas rasas.

Ademais, ambas as empresas obtiveram um crescimento de mais de 20% de volume em seus principais ativos, de acordo com dados divulgados de junho que, combinado com a alta forte dos preços do petróleo em 12 meses, impulsionaram fortemente a cotação de suas ações pós IPO (Oferta Pública Inicial, em português).

E Eu Com Isso?

O momento parece muito favorável para as pequenas produtoras atuantes no Brasil, sobretudo para estas duas empresas citadas e para a Petrorio (PRIO3), que vem crescendo em um ritmo alucinante também.

Ainda enxergamos um momento favorável para as ações das menores petroleiras no Brasil (RRRP3, RECV3, PRIO3), que não sofrem com a pressão e risco político como a Petrobras.

A alta da produção vem acompanhada de melhor produtividade e, principalmente no caso da 3R (RRRP3), ainda há uma avenida forte de crescimento, dado os campos adquiridos recentemente, ainda finalizando o processo de efetivação da transação e incorporação na sua produção de fato, e também a entrada na produção de águas profundas da 3R.

Os preços do petróleo no mercado mundial estão mais estáveis, com um leve viés de alta.

Isso decorre de a Opep + ter decidido pelo aumento gradual da produção, porém ainda em ritmo insuficiente para equilibrar a retomada da demanda mundial pela commodity no pós-pandemia.

A dependência do petróleo ainda é elevada. Além disso, o crescimento econômico da Índia, que tem a segunda maior população mundial, segue forte. O país acaba de anunciar que sua maior refinaria irá aumentar a capacidade de produção em cerca de 30%.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Aquisição da 3R Petroleum.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.