PetroRio Logo EECI

Resultado da Petrorio (PRIO3) do 1T21

Na noite desta segunda-feira (03), a Petrorio (PRIO3) divulgou seus resultados do primeiro trimestre de 2021, após o fechamento de mercado. Os resultados vieram acima do esperado impulsionados nas linhas de receita e melhoria de rentabilidade, com maior produção de petróleo no Campo de Frade (o maior da companhia) e preços realizados acima dos períodos anteriores.

Os principais destaques positivos foram:

i) Preço médio de venda de petróleo cerca de 95 por cento acima do 1T20. Em adição, o volume total de produção de petróleo também foi 33 por cento superior ao ano passado, com destaque para o Campo de Frade produzindo 11,2 por cento mais. Com isso a receita líquida foi impulsionada para 655 milhões de reais, cerca de 194 por cento acima do 1T20.

ii) O Ebitda (métrica da geração de caixa operacional da companhia), ajustado apenas com efeitos recorrentes, ficou em 427 milhões de reais, com margem de 65 por cento, contra apenas 32 milhões do 1T20 com margem de 15 por cento. O ganho se dá pela característica de alavancagem operacional das operações de commodities, no qual o preço realizado se distancia do custo de produção.

iii) O custo de extração permaneceu em patamares abaixo dos 15 dólares por barril, mesmo com paradas de manutenção não programadas no campo de Polvo por 10 dias, afetando o custo das operações e a produção. O indicador ficou em 14,3 dólares por barril no 1T21, 17,5 por cento menor que no 1T20.

O destaque negativo ficou com o prejuízo líquido contábil apresentado pela empresa, sobretudo pela despesa financeira proporcionalmente grande em relação ao balanço da companhia, influenciado pela desvalorização do câmbio no período, porém este, sem efeito caixa.

A companhia aprovou o desdobramento de suas ações na relação de 1 para 5, com o novo valor por ação começando a ser negociado a partir do dia 10 de maio (segunda-feira) na B3, dando maior liquidez ao ativo.

E Eu Com Isso?

A Petrorio vem conseguindo capturar a alta dos preços do petróleo, aliando o plano de expansão e implantação de projetos visando melhorar a eficiência operacional com sucesso. Este 1T21 mostrou de maneira mais clara o resultado do trabalho realizado pela companhia nos últimos anos, com foco em ativos mais rentáveis e aproveitando o desenvolvimento tecnológico do setor de óleo e gás a seu favor para reduzir custos.

Com rentabilidade recorde, esperamos uma reação positiva no preço das ações de Petrorio (PRIO3) no curto prazo, com a companhia começando a colher os frutos de uma entrada mais agressiva em operações em águas profundas que, apesar de mais arriscado e complexo para companhias de menor porte, parece ter sido acertada.

A companhia completou a interligação entre o campo de Polvo e Tubarão Martelo, próximos geograficamente, de modo a utilizar o mesmo navio plataforma (FPSO) para a produção de óleo e gás nestes ativos, o que deve gerar maior economia na operação e deve se refletir nos resultados do próximo trimestre.

Além disso, a Petrorio obteve sucesso em levantar 2 bilhões de reais em uma oferta subsequente de ações (follow-on) para financiar parte da aquisição do campo de Wahoo no pré-sal, uma das apostas mais ousadas da companhia, que poderá triplicar a produção de petróleo da companhia em um horizonte de 3 a 5 anos, com custos mais baixos.

A demanda por petróleo começa a se fortalecer no mercado internacional, com a volta gradual de atividades nas principais economias do mundo com a volta da vacinação, o que deve gerar uma pressão de alta nos preços da commodity. Porém, diferentemente do minério de ferro, o mundo possui capacidade de produção muito acima do patamar de demanda, com o Oriente Médio principalmente, podendo aumentar a produção de petróleo em um estalar de dedos se assim desejar.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) já entrou em um consenso de que deve prezar pela estabilidade maior dos preços de petróleo no mercado internacional, o que deve manter os preços em patamares saudáveis em torno de 60 a 70 dólares por barril, intervalo no qual a grande maioria dos players mais eficientes obtém uma rentabilidade confortável, sem inflar os custos para a indústria mundial, o que deve continuar favorecendo a Petrorio, que vem se tornando cada vez mais eficiente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: PetroRio (PRIO3): Resultados do 4T20 e de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »
Levante Ideias - XP Investimentos
E eu com isso

Resultados da XP do 2T21

A XP Inc (XP) apresentou, nesta terça-feira (03), após o fechamento do mercado, os seus resultados do segundo trimestre de 2021. A companhia já havia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.