PetroRio Logo EECI

PetroRio (PRIO3): Resultados do 4T20 e de 2020

Na noite desta segunda-feira (01), a PetroRio apresentou seus resultados do 4T20 e do consolidado de 2020, após o fechamento de mercado. O resultado deste último trimestre compensou o desempenho ruim do primeiro semestre de 2020.

A empresa obteve crescimento de 16 por cento na receita líquida no ano de 2020 alcançando 1,9 bilhão de reais, puxado pelo forte desempenho no 4T20, com recuperação dos preços médios de venda em relação ao primeiro semestre de 2020, além de maiores volumes de produção pelo início das operações no campo de Tubarão Martelo a partir do 3T20.

O Ebitda recorrente ficou em 876,7 milhões de reais no ano de 2020, 9 por cento acima do ano de 2019, puxado pelo bom desempenho do 4T20 de 468,08 milhões de reais (crescimento de 54 por cento).

Porém o ano consolidado fechou com margem Ebitda de 46 por cento, 3 pontos percentuais menor que 2019, principalmente devido ao maior custo de do produto vendido em relação à receita total da companhia.

O lucro líquido apresentou queda de 41 por cento no ano de 2020, alcançando 528 milhões de reais, prejudicado pela desvalorização do real perante o dólar e política de proteção do caixa (hedge) que afetou o resultado financeiro da companhia, refletindo no lucro líquido contábil.

A companhia fechou o ano com posição de caixa saudável de 882 milhões de reais. Contando com os recursos da oferta subsequente de ações (Follow-on) realizado neste primeiro trimestre de 2021, que levantou cerca de 2,049 bilhões de reais, de acordo com a precificação definida em janeiro de 21, a companhia estaria com posição de caixa de 3,256 bilhões de reais, suficiente para cobrir o seu endividamento de curto prazo e financiar os investimentos futuros.

E Eu Com Isso?

A PetroRio vem reduzindo o seu custo de extração de petróleo (Lifting Cost) sequencialmente desde 2017, chegando à média de 14,5 dólares por barril em 2020 contra 22,9 dólares por barril no ano anterior. Apesar da redução de custos, a rentabilidade da companhia foi fortemente afetada pela pandemia em relação a seus preços de venda no primeiro semestre de 2020.

O 4T20 mostrou que sem os efeitos da forte volatilidade e redução do volume de vendas, a companhia é capaz de gerar boa rentabilidade de suas operações.

A expectativa é que para 2021, com preços de barril de petróleo em patamares mais altos e câmbio mais estável, porém ainda acima dos 5 reais, a companhia seja capaz de melhorar sua rentabilidade e geração de caixa ao longo do ano. Esperamos um impacto negativo no curto prazo no preço das ações da companhia (PRIO3), pois as ações acumulam alta de 180 por cento desde início de novembro, enquanto o petróleo Brent (preço de referência) obteve alta de cerca de 60 por cento no período.

O ponto de atenção agora fica para a execução do projeto de início de produção do campo de Wahoo, no pré-sal, recém adquirido pela companhia, que será financiado pelos recursos levantados na oferta de ações recente (follow-on).

O campo de Wahoo tem potencial de aumentar a produção de petróleo e gás da companhia em cerca de 40 mil barris de óleo equivalente por dia (hoje em torno de 30 mil), mais do que dobrando a capacidade de produção da companhia. O projeto tem estimativa de início de produção ao final de 2022, iniciando com cerca de 10 mil barris por dia.

Essa expectativa e anúncio de entrada mais forte das operações futuras no pré-sal fez com que as ações da empresa disparassem perante os preços do barril de petróleo. Porém a estimativa de crescimento forte de produção ainda está longe e ainda enxergamos um risco de execução neste período, apesar do potencial de elevar a produtividade da companhia para outro patamar em caso de sucesso.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Follow-on da PetroRio (PRIO3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.