3r-petroleum-rrrp3

3R Petroleum (RRRP3): Lance por ativos no Amazonas surpreende mercado

Nesta quinta-feira (03), a 3R Petroleum (RRRP3), estreante recente na bolsa brasileira, surpreendeu o mercado com lance bilionário para a aquisição dos ativos de gás e óleo do polo de Urucu, no Amazonas.

O lance da companhia foi o mais alto, com cerca de 1 bilhão de dólares (mais de 5 bilhões de reais considerando o último fechamento de câmbio), 67 por cento acima do lance da Eneva (ENEV3) de 600 milhões de dólares.

A Petrobras (PETR3/PETR4), empresa vendedora, ainda analisará as propostas e dará um retorno sobre a decisão do lance vencedor, ainda sem data definida.

E Eu Com Isso?

A proposta apresentada pela 3R é o dobro de seu valor de mercado atual (em torno de 2,4 bilhões de reais, de acordo com o último fechamento) e levanta questionamentos sobre como a companhia irá financiar essa aquisição.

Nesta segunda-feira, a 3R apresentou ao banco assessor da Petrobras no processo de venda, garantias firmes respaldadas por fundos de investimentos ligados à Starboard, gestora de fundos controladora da companhia.

A divulgação das informações se deu durante o pregão desta quinta-feira (3), derrubando as cotações da Eneva, até então favorita para adquirir os ativos devido à sinergias com ativos já detidas por ela e pelo tamanho da companhia (18,7 bilhões de reais de valor de mercado e 2,6 bilhões de reais em caixa). As ações da Eneva (ENEV3) fecharam com queda de 6,32 por cento, enquanto a RRRP3 fechou em alta de 1,87 por cento.

O andamento da transação, sem dificuldades e interferências judiciais, é levemente positivo para a Petrobras (PETR3/PETR4) que segue firme em seu plano de desinvestimento. Para a 3R Petroleum a notícia é bastante positiva e com impacto relevante, caso o lance siga em diante e a companhia tenha capacidade de financiar a aquisição e o investimento necessário para a operação.

O polo de Urucu é um dos grandes campos de produção de gás natural da região norte, com dez vezes mais reservas de gás natural que o campo de Azulão, atualmente operado pela Eneva (ENEV3).

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre as empresas: Petrobras, Eneva e 3R Petroleum.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levantes Ideias - Investimento imobiliário
E eu com isso

A solidez dos imóveis

A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se inicia nesta terça-feira (15) e terminará amanhã, quarta-feira (14) é de alta

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Medidas Provisórias a caminho

O governo já prepara duas Medidas Provisórias consideradas importantes para o curto prazo, sendo a primeira delas sobre a possibilidade de racionamento de energia elétrica

Read More »
Levante Ideias - Supermercado
E eu com isso

Novo spin-off do GPA

Vem sendo veiculado no mercado a possibilidade do GPA (PCAR3) realizar mais um spin-off (cisão) de uma das suas operações, a varejista alimentar colombiana Éxito,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel