Petrobras, Eneva e 3R Petroleum

Petrobras, Eneva e 3R Petroleum

Recentemente vem sendo veiculado a notícia de que a Eneva (ENEV3) está próxima de fechar um contrato de aquisição do polo de Urucu no Amazonas, uma reserva de gás natural de cerca de 30 bilhões de metros cúbicos de gás (bcm) detido pela Petrobras, uma quantidade considerável a ser explorada.

Porém a declaração do diretor financeiro da Eneva, Marcelo Habibe, dada na semana passada, é de que a companhia está em fase final de interpretação das informações para a oferta e submeter ao Conselho de Administração para a aprovação.

A venda do polo de Urucu ainda está em fase de concorrência e há outras empresas ofertantes no ativo como a 3R Petroleum (RRRP3), que estreou na bolsa recentemente, e a empresa Imetame, que já atua no ramo de gás e exploração de óleo, além de operar uma termelétrica em Camaçari (BA).

O processo ainda tem passos importantes a serem cumpridos, podendo haver uma nova rodada de ofertas, caso as propostas iniciais estejam dentro da faixa de diferença definido em edital e estejam muito próximas.

Impactos na prática

Independentemente do resultado do processo de venda de Urucu, a notícia é positiva para a Petrobras (PETR3/PETR4), mostrando que o plano de desinvestimentos de ativos não prioritários segue em curso com demandas firmes e um grande número de interessados.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da Petrobras, apenas quando chegar a fase final do processo de venda deste ativo, uma vez que até a avaliação do valor dos campos de Urucu ainda não é definitiva.

Por outro lado as ações da Petrobras podem continuar em trajetória de alta no curto prazo, com os preços do barril de petróleo batendo os maiores patamares de preço desde março, cotado próximo a 48 dólares o barril do tipo Brent, que acumula alta de 28 por cento em novembro, puxado pelo otimismo global em relação às vacinas e à política monetária estimulativa nos EUA e União Europeia.

Já para a Eneva (ENEV3), acreditamos que as ações podem sofrer uma leve queda, devido ao rally dos últimos dois dias, com alta acumulada de 6 por cento nas ações puxada pela especulação em relação à conclusão da transação.

De fato, a aquisição pela Eneva pode ser bastante positiva, podendo dobrar a capacidade de extração de gás natural, assim como as reservas detidas pela empresa, hoje em torno de 27 bcm. Ao compararmos com o valor da aquisição realizada pela empresa pelos campos de Azulão (55 milhões de dólares em 3,4 bcm de reserva), o valor do polo de Urucu pode ser estimado em cerca de 500 milhões de dólares, adicionado da estimativa de 400 milhões de dólares pelas reservas de óleo.

A oferta da 3R Petroleum (RRRP3) pode ser questionável pelo tamanho do ativo ser grande em relação ao valor de mercado da companhia de cerca de 2,27 bilhões de reais, considerando o fechamento de ontem. Porém a Starboard, uma importante empresa no setor de Private Equity, é a principal acionista da 3R Petroleum, abrindo a possibilidade e um aumento de capital e um financiamento estruturado para a aquisição, o que a nosso ver seria interessante e positivo para a companhia.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre as empresas: Petrobras anuncia pré-pagamento de dívidas; Eneva faz proposta.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Construção
E eu com isso

Eztec: prévia do 4T20

Na noite de sexta-feira (15), a Eztec, uma das maiores construtoras do país, divulgou suas prévias operacionais para o último trimestre de 2020, após o

Read More »
Representação Vacina Covid - E Eu Com Isso
E eu com isso

Começou a vacinação

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ganhou seus 15 minutos de fama no domingo (17) por ser a primeira brasileira a receber uma dose

Read More »
E eu com isso

EUA: Feriado e Resultados

Como em toda 3ª segunda-feira de janeiro, os Estados Unidos param para celebrar o “Dia de Martin Luther King”. Logo, não haverá negócios no mercado

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel