Levante Ideias - Eneva

Eneva faz proposta

A Eneva informou ter apresentado nesta quinta-feira (23) à BNDESPar, braço de participações do BNDES, uma proposta de combinação de negócios com a AES Tietê, melhorando sua oferta anterior, com objetivo de facilitar a saída do BNDES, dono de 28 por cento do capital da empresa.

A Eneva está propondo pagar 10 por cento do valor em dinheiro — 728 milhões de reais — e 90 por cento numa troca de ações.

Se o BNDES aceitar a oferta, ela será estendida a todos os acionistas da Tietê, que então darão a palavra final na criação de um gigante setor elétrico com 23 bilhões em valor de mercado.

A nova proposta da Eneva chega na data limite estipulada pelo BNDES para receber propostas por sua fatia na empresa.

Caso a proposta seja aceita pela BNDESPar, a Eneva vai submeter à administração da AES Tietê um novo plano de incorporação envolvendo as duas companhias, com relação de troca correspondente a 0,065 novas ações ordinárias de emissão da Eneva para cada ação ordinária ou preferencial de emissão da AES Tietê, ou de 0,327 por unit.

A reação do mercado à proposta foi positiva nesta quinta-feira (22), pois as ações da Eneva (ENEV3) subiram 1,3 por cento, com estabilidade nas ações da Tietê (TIET11), enquanto o Ibovespa recuou 1,9 por cento no mesmo período.

A nova proposta avalia cada unit da AES Tietê em 18,88 reais, 10 por cento acima do fechamento de ontem e 12,85 por cento acima da oferta anterior. Entretanto, acreditamos que o BNDES não deverá aceitar a proposta da Eneva, pois o pagamento em dinheiro é de apenas 10 por cento do valor da proposta.

Dessa forma, esperamos impacto neutro no preço das ações da Eneva (ENEV3) e Aes Tietê (TIET11) no curto prazo, pois acreditamos que esta notícia já está no preço.

O CEO Pedro Zinner e o CFO da Eneva, Marcelo Habibe, disseram que a nova proposta é melhor do que a anterior porque a Eneva identificou mais sinergias. Na proposta original, submetida em março, a Eneva propunha pagar 40 por cento do valor em dinheiro e apenas 60 por cento em ações.

Os atuais acionistas da Eneva passariam a deter 70 por cento da nova companhia, com atuais acionistas da Tietê ficando com o saldo. Na “Nova Eneva”, a Cambuhy, veículo de investimento dos Moreira Salles (Itaú Unibanco), e o BTG Pactual ficariam com 16 por cento cada, Os três maiores acionistas – Atmos, Dynamo e VELT Partners – somariam juntos cerca de 10 por cento.

Há notas na imprensa dizendo que a AES Tietê se prepara para uma guerra judicial contra a Eneva. Zinner rebateu, afirmando que a Tietê e a AES Corp. não adotam boas práticas de governança corporativa, por terem tentado anular os direitos de voto dos acionistas preferencialistas dessas empresas. Zinner também afirmou que, se a proposta for recusada pelo BNDES, a Eneva não buscará outros caminhos para uma fusão com a Tietê.

Uma alternativa para o BNDES seria vender a sua participação na companhia para a AES Corp, empresa americana principal acionista da Tietê.

Por último, acreditamos que a fusão entre Eneva e AES Tietê tem baixa probabilidade de ocorrer nas condições apresentadas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.