Levante Ideias - Petrobras

O óbvio na Petrobras

Não deveria ser notícia quando o CEO de uma companhia aberta afirma que é preciso prestar contas ao investidor. Isso é óbvio. Porém, se essa companhia aberta for a Petrobras, maior empresa estatal do País e segunda maior companhia aberta em valor de mercado (R$ 387 bilhões na sexta-feira 10), declarações desse tipo deveriam ser motivo de comemoração.

No sábado (08), o general Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras, concedeu uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em que disse algo muito parecido com o óbvio. Silva e Luna disse que a estatal não pode fazer políticas públicas. Afirmou que quem regula os preços dos combustíveis é o mercado. E frisou que, embora tenha recebido críticas do próprio governo por apresentar lucros elevados, a estatal precisa apresentar o melhor desempenho possível.

Parece óbvio. Porém, o óbvio é produto escasso na gestão estatal. Tomemos o caso da própria Petrobras. A companhia teve uma gestão péssima durante o governo de Dilma Rousseff. Gastou dinheiro demais, foi presa de esquemas de corrupção e registrou a duvidosa honra de ser a petrolífera mais endividada do mundo.

Durante o governo de Michel Temer, os presidentes Pedro Parente e Ivan Monteiro colocaram em marcha um processo de saneamento que cancelou investimentos insustentáveis e começou a colocar as finanças em ordem.

Posteriormente, já no governo de Jair Bolsonaro, a estatal seguiu em frente. Roberto Castello Branco manteve o processo iniciado por seus antecessores. Seguiu reduzindo as dívidas. Avançou nos desinvestimentos e saiu de áreas não estratégicas. Foi substituído no início do ano passado por desagradar o governo.

Porém, a Petrobras teve sorte. Silva e Luna, sucessor de Castello Branco, perseverou no bom combate. Privatizou a BR Distribuidora, atual Vibra, e vendeu duas de suas refinarias, a Landulpho Alves, na Bahia, e a Isaac Sabbá, no Amazonas.

Essa é uma estratégia recomendável. A estatal descartou atividades “comoditizadas” como abastecer veículos e refinar petróleo. E concentrou seus esforços onde tem vantagens tecnológicas e é capaz de fazer a diferença. Como a prospecção e a exploração de petróleo em águas ultraprofundas, lucrando com as jazidas do pré-sal. Só isso oferece a perspectiva de resultados melhores no longo prazo.

Por filosofia, por princípio e por experiência, nós, da Levante Ideias de Investimentos, não recomendamos as ações de nenhuma companhia estatal. O motivo pode ser resumido em uma frase: investir em estatais é mais arriscado do que investir em empresas privadas. Isso vale para qualquer setor de atuação.

A gestão estatal não necessariamente premia a eficiência. A probabilidade de conflitos de agenda é maior. E é frequente a troca de comando por motivos políticos, independentemente do sucesso ou do fracasso da gestão. Mesmo assim, as declarações de Silva e Luna são animadoras. Mostram que, apesar das ingerências políticas, ainda há espaço para a racionalidade na gestão das estatais. E isso é uma boa notícia, mesmo para quem não investe nelas.

Relatório Focus

A primeira edição de 2022 do Relatório Focus, do BC (Banco Central), mostra que as expectativas dos investidores seguem piorando. A projeção de crescimento da economia para este ano voltou a cair e recuou para 0,28%, ante 0,36% na edição anterior e 0,50% há quatro semanas.

A inflação prevista para o ano permanece em 5,03%, levemente acima do teto da meta. Porém, a taxa Selic esperada para dezembro subiu para 11,75% ao ano, ante 11,50% das últimas semanas. A projeção para o crescimento econômico em 2023 também piorou, recuando para 1,70% ante 1,80% na semana anterior.

E Eu Com Isso?

A semana começa com os contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500 abrindo em leve baixa. Nos Estados Unidos, os dados do emprego sugerem uma economia mais aquecida do que as expectativas anteriores, e elevam as projeções de um endurecimento mais agudo da política monetária americana neste ano. Além disso, os investidores brasileiros vão aguardar novas informações sobre o impacto das chuvas sobre a infraestrutura e sobre a atividade empresarial.

As notícias são levemente negativas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras busca aumentar produção com melhora de eficiência.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.