Levante Ideias - Petrobras

Petrobras busca aumentar produção com melhora de eficiência

A Petrobras (PETR4), uma das maiores petroleiras do mundo, pretende aumentar sua produção em seus principais campos viabilizando até 20 bilhões de barris de óleo equivalente até 2030. Para atingir tal meta, a companhia terá um programa para o aumento no fator de recuperação das jazidas, batizado de RES20.

O fator de recuperação indica, basicamente, qual a porcentagem do volume de petróleo que é extraído de um reservatório em relação ao seu volume total. No Brasil, essa taxa é historicamente mais baixa que em outras regiões produtoras de petróleo, como o Mar do Norte na Europa.

Para aumentar o fator de recuperação, deve-se investir nos campos maduros, algo que a Petrobras “deixou de lado” nos últimos anos, principalmente decorrente de seu alto endividamento e baixo poder de investimentos. Agora, em um novo momento, a estatal prevê investimentos de US$ 2,5 bilhões até 2026 para cumprir este objetivo.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Petrobras (PETR4), porém, com seus impactos acontecendo apenas no longo prazo. Caso a companhia consiga atingir seu objetivo de 20 bilhões de Boe adicionais até 2030, terá excedido quase a totalidade dos 23 bilhões de Boe produzidos na história da empresa, que data no em torno de 70 anos.

Apesar dos 20 bilhões considerar também a parcela de seus sócios nos campos operados pela estatal, tal número é muito relevante. Além disso, se trata de um projeto sem risco exploratório e com baixo risco de execução, visto que projetos similares já são amplamente utilizados no mundo, ou seja, baixo risco e alto retorno.

No Brasil, petroleiras menores, com destaque para 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRio (PRIO3), possuem como modelo de negócio justamente adquirir campos maduros da Petrobras e aumentar seu fator de recuperação, estendendo sua vida útil e aumentando sua produção.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras e Novonor fazem acordo para venda da Braskem.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.