Denise Campos de Toledo EECI

O caso Ford e os entraves aos investimentos no País

A decisão da Ford de suspender a produção no Brasil, independentemente das condições globais da empresa, do posicionamento no mercado de automóveis, reforçou as discussões relacionadas aos desafios de se empreender no País, o Custo Brasil e a necessidade de avançar com reformas estruturais, além de assegurar um crescimento sustentável de longo prazo. Questões que são colocadas, paralelamente, à urgência em se estabelecer perspectivas mais favoráveis para a evolução das contas públicas – o que determinaria maior confiança quanto ao potencial de expansão sustentável do País – e maior segurança jurídica e institucional. 

O Brasil impõe sérios entraves às empresas sem oferecer segurança quanto ao crescimento econômico e respeito às regras do jogo.

São dificuldades que podem impedir resultados melhores até para setores, como o automobilístico, que foi um dos que mais receberam incentivos nas últimas décadas.

Mesmo que a Ford tenha estratégias próprias para tomar essa decisão, chamou muita atenção, em particular, o fato de estar mantendo e até ampliando investimentos na Argentina, país que enfrenta uma seríssima crise econômica, com incertezas maiores que o Brasil. O custo de produção lá é menor. O que pode ser uma vantagem enorme quando se tenta aumentar o retorno financeiro.

A nossa lista de problemas é enorme. Temos deficiência até em relação à educação e qualificação da mão de obra. Depois tem o custo de contratação. A logística fica mais cara e complicada pelo atraso na infraestrutura. A carga tributária e a complexidade do sistema ajudam a tornar o produto brasileiro mais caro e menos competitivo. Decisões judiciais, alterando regras contratuais, aumentam muito as incertezas, além do próprio posicionamento do governo em relação à determinados temas. 

Temos avanços até importantes, em andamento, na questão da regulamentação e melhoria do ambiente de negócios, como a Lei de Liberdade Econômica, de Falências, do gás, março do saneamento. Mas não se vê o governo com disposição na defesa de uma reforma tributária mais ampla, de uma reforma administrativa que produza resultados mais rápidos, em avançar com privatizações e mesmo promover o ajuste esperado das finanças. 

Várias vezes já citei a falta de coordenação interna do governo para levar adiante as pautas urgentes referentes ao ajuste das finanças públicas. Ainda estamos no aguardo da aprovação do orçamento deste ano, se possível, junto com a PEC emergencial e a revisão de benefícios e subsídios, que permitam o cumprimento do teto dos gastos, com alguma margem para que se possa cuidar da assistência social frente à pandemia, fora os necessários estímulos ao crescimento.

Não se pode esquecer ainda a posição particular do presidente Bolsonaro em questões como a revisão de benefícios sociais, até para que se pudesse criar um novo programa como o Renda Brasil, a privatização do Ceagesp, que já se colocou totalmente contra, e as medidas propostas para o Banco do Brasil, com fechamento de agências e redução do pessoal. O momento pode até não ser o mais adequado para demissões, pela crise ainda decorrente da pandemia. Mas são atitudes que reforçam as dúvidas quanto ao que se pode esperar de reformulação da economia. Por mais que haja uma defesa pública da diminuição do tamanho do Estado, ajuste das finanças públicas e implementação das Reformas, na prática, o que se vê é muito mais discurso do que iniciativas concretas. E as promessas eram ambiciosas…

Pode haver até resistência do Congresso em relação a essas promessas. E tem muito lobby contrário. Mas cabe ao governo lutar para estabelecer uma base de apoio. O problema é quando a base de apoio que se busca também pode impor travas maiores, como temos visto em muitas situações.

Há um caminho importante a ser traçado pelo País para alavancar um nível muito maior de investimentos, melhorando o ambiente de negócios e as condições de competitividade. Mas seguir por esse caminho depende muito da vontade política. Vontade que anda bem incerta.

A Coluna da Denise Campos é publicada toda sexta-feira em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Quer receber essa e outras notícias para por dentro do universo dos investimentos de maneira prática? Clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais da Denise Campos de Toledo: O Brasil tem tudo para fazer um 2021 melhor que 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.