A Mater Dei, companhia líder em Minas Gerais em serviços hospitalares e oncológicos, levantou cerca de 1,4 bilhões de reais em sua oferta pública inicial de ações (IPO), em 14 de abril, após aceitar um desconto de 20 por cento sobre a faixa indicativa para a operação (21,80 reais). Assim, o preço da oferta foi de 17,44 reais por ação.
A companhia vendeu 92,8 milhões de ações, sendo seu free float de 23 por cento. Ainda observou forte demanda do varejo, que chegou a 18 por cento da oferta, optando, no entanto, por alocar apenas 10 por cento para esses investidores.
A estimativa de múltiplo da Mater Dei, calculada por alguns gestores como em torno de 16 vezes EV/Ebitda, inclui ao menos uma aquisição para 2021, a qual deve adicionar 25 milhões de reais ao seu Ebitda. Sem essas aquisições, esse é estimado em 320 milhões no ano. A expectativa é que a companhia estreie na bolsa com um valor de 6,4 bilhões de reais.
As gestoras Squadra, Velt, Equitas e Truxt foram as âncoras no IPO da Mater Dei, obtendo considerável parte das ações ofertadas. Em um cenário interno de processo de vacinação morosa e ruídos políticos, não surpreendeu a presença ínfima de investidores internacionais no IPO.
E Eu Com Isso?
A Mater Dei precisou aceitar um desconto significativo no preço de suas ações para conseguir ingressar no pregão. Dado a surpresa negativa, a expectativa é de um impacto levemente negativo no preço das ações da companhia para o curto prazo.
Com a oferta, a companhia, que pretende ser uma consolidadora do setor, se vê capitalizada para realizar sua expansão através de fusões e aquisições. Ela ainda conta com um amplo espaço para alavancagem para executar suas operações.
A setor de saúde tem se mostrado bastante aquecido, com pelo menos mais duas redes hospitalares planejando oferta de ações ainda esse ano, caso do Hospital Care Caledônia, hospital do interior de São Paulo que integra hospitais, e da Kora Saúde, empresa líder nos mercados de Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso.
A piora do quadro doméstico, entretanto, tem impactado as estreantes na bolsa, uma vez que conta com um menor fluxo de capital estrangeiro nas ofertas. Esse efeito foi recentemente observado na redução do preço da Dasa e redução do tamanho de oferta da Blau Farmacêutica.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—