Nesta segunda-feira (21), o Magazine Luiza (MGLU3) anunciou que começará a realizar entregas do e-commerce com um prazo de até 1 hora em 11 cidades, incluindo São Paulo.
Para este primeiro teste, a companhia utilizará 75 lojas físicas como centro de armazenamento para mercadorias de forma que as entregas possam ser realizadas por motos ou carros de passeio.
Além disso, a companhia também informou que outros 10 municípios estão na fila para integrar o piloto.
A companhia pretende utilizar sua infraestrutura logística, com a transportadora própria Logbee e sua rede de motoboys credenciados no app próprio de delivery Aiqfome.
Ambas as companhias foram adquiridas em 2020, mostrando sua capacidade de integrar e explorar sinergias com empresas compradas.
Em agosto a companhia iniciará as entregas em 24h para o seu marketplace (3P), e após essa implementação, pretende prover o serviço de entrega em até 1 hora também para seus sellers.
Além disso, a Magalu anunciou a aquisição de mais uma companhia de delivery de comida, a Plus Delivery.
A companhia está presente em mais de 30 cidades e é uma das líderes no Espírito Santo, com mais de 1.500 restaurantes parceiros.
Assim, como as diversas aquisições vistas em 2020, por se tratar de uma empresa de menor porte, os valores da transação não foram divulgados.
E Eu Com Isso?
Enxergamos a notícia como positiva para o Magazine Luiza. Seus principais competidores vêm adotando estratégias semelhantes às que a companhia já possui e com isso elevando seu nível de serviço.
Com a implementação de entregas em até 1 hora antes da concorrência, a companhia continua a se mostrar liderança e inovação no setor de e-commerce, por isso esperamos impacto positivo nas ações da companhia (MGLU3).
No mesmo dia, a Americanas, empresa que será constituída após a fusão entre B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4), disse que a prioridade para 2021 será o modelo “ultra fast delivery”, com entregas em questão de minutos, utilizando a tecnologia da Shipp, startup adquirida em Abril pela companhia.
O principal desafio para essa nova modalidade de entrega será do ponto de vista operacional.
Além disso, coordenar o número de funcionário correto para a demanda de cada dia e manter sempre entregadores próximos às lojas para conseguirem retirar os pedidos o mais rápido possível sem comprometer a operação de delivery de comida.
Entre os principais concorrentes, o Mercado Livre (MELI34), com operação totalmente online, já consegue fazer entregas em 24 horas em determinadas cidades, porém a falta de uma rede de lojas físicas própria dificulta uma possível implementação de uma estratégia de “ultra fast delivery”.
Já a Via (VVAR3), vem trabalhando para expandir seu e-commerce, ainda relativamente subdesenvolvido em relação aos principais competidores e ao tamanho de sua marca.
Acreditamos que a companhia tem capacidade e deve implementar uma estratégia semelhante no futuro, porém deve focar em expandir seu ecossistema em outras áreas, como a financeira, para melhor rentabilizar seus clientes antes de expandir sua infraestrutura logística.
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