Santos Brasil Porto

DP World pretende expandir negócio no Brasil

A DP World, empresa global do setor de logística portuária e operadora de um dos principais terminais do porto de Santos, pretende ampliar sua atuação no Brasil. O novo presidente da companhia, Fábio Siccherino, ressalta que há duas estratégias para a atuação no país: “a diversificação de cargas e a formação de uma cadeia logística internacional”

A companhia, que possui sua sede em Dubai, chegou ao Brasil em 2013 como minoritária em uma operação em parceria com a Odebrecht. No fim de 2017, a companhia assumiu o controle da operação e passou a tentar diversificar suas receitas que eram anteriormente focadas em contêineres. As operações no Brasil ainda não obtiveram lucro, muito devido ao alto índice de endividamento em dólar da companhia.

A DP World segue avaliando novos terminais com diferentes aplicações, com destaque para os granéis líquidos, mas sem descartar outros segmentos de carga, como o geral, granéis sólidos.

E Eu Com Isso?

A notícia não deve impactar de maneira significativa no preço das ações das empresas do setor de portos, como a Santos Brasil (STBP3) no mercado, porém se mostra interessante pois reforça a tese de um aumento das exportações no Brasil, o que no longo prazo pode beneficiar diversos setores da economia. Mesmo sem obter lucro no Brasil até aqui, a companhia ainda vê o País como um bom mercado potencial com a possibilidade de expansão em diversos setores que já vem apresentando resultados.

A companhia firmou uma parceria com a Suzano (SUZB3), que teve início em abril de 2020 e hoje já representa 17 por cento de suas receitas. Em novembro do ano passado a companhia passou a avaliar a construção de terminais de grãos e fertilizantes em Santos em parceria com a Rumo (RAIL3), braço logístico da Cosan (CSAN3).

Outro projeto que chama a atenção, apesar de ainda em fase de estudos, é o início de uma operação voltada para o transporte de gás natural. O setor passou por um processo de desregulamentação que resultou na entrada de novas empresas de gás no país, a ideia da companhia é tentar replicar algo semelhante à sua parceria com a Suzano (SUZB3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Santos Brasil (STBP3) prorroga arrendamento em Santos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.