A DP World, empresa global do setor de logística portuária e operadora de um dos principais terminais do porto de Santos, pretende ampliar sua atuação no Brasil. O novo presidente da companhia, Fábio Siccherino, ressalta que há duas estratégias para a atuação no país: “a diversificação de cargas e a formação de uma cadeia logística internacional”
A companhia, que possui sua sede em Dubai, chegou ao Brasil em 2013 como minoritária em uma operação em parceria com a Odebrecht. No fim de 2017, a companhia assumiu o controle da operação e passou a tentar diversificar suas receitas que eram anteriormente focadas em contêineres. As operações no Brasil ainda não obtiveram lucro, muito devido ao alto índice de endividamento em dólar da companhia.
A DP World segue avaliando novos terminais com diferentes aplicações, com destaque para os granéis líquidos, mas sem descartar outros segmentos de carga, como o geral, granéis sólidos.
E Eu Com Isso?
A notícia não deve impactar de maneira significativa no preço das ações das empresas do setor de portos, como a Santos Brasil (STBP3) no mercado, porém se mostra interessante pois reforça a tese de um aumento das exportações no Brasil, o que no longo prazo pode beneficiar diversos setores da economia. Mesmo sem obter lucro no Brasil até aqui, a companhia ainda vê o País como um bom mercado potencial com a possibilidade de expansão em diversos setores que já vem apresentando resultados.
A companhia firmou uma parceria com a Suzano (SUZB3), que teve início em abril de 2020 e hoje já representa 17 por cento de suas receitas. Em novembro do ano passado a companhia passou a avaliar a construção de terminais de grãos e fertilizantes em Santos em parceria com a Rumo (RAIL3), braço logístico da Cosan (CSAN3).
Outro projeto que chama a atenção, apesar de ainda em fase de estudos, é o início de uma operação voltada para o transporte de gás natural. O setor passou por um processo de desregulamentação que resultou na entrada de novas empresas de gás no país, a ideia da companhia é tentar replicar algo semelhante à sua parceria com a Suzano (SUZB3).