Levante Ideias - Rumo

Rumo vai construir novo terminal em Santos

A Rumo (RAIL3), operadora de ferrovias e logística do grupo Cosan (CSAN3), firmou um memorando de entendimento com a operadora portuária DP World para a construção de um novo terminal para o escoamento de grãos no Porto de Santos.

A construção ainda está na fase de projeto e terá que passar por avaliações técnicas e aprovação pelo órgão regulador. Segundo a Rumo, o terminal terá capacidade operacional estimada em cerca de 11 milhões de toneladas anuais, destes sendo 8 milhões de grãos e 3 milhões de fertilizantes.

Além disso a companhia anunciou em Fato Relevante mudanças nas cadeiras do conselho, com Rubens Ometto de Oliveira Mello (controlador da Cosan) passando à presidência do Conselho substituindo Marcos Lutz, que seguirá como conselheiro.

Impactos na prática

O acordo firmado para a construção do terminal vai em linha com a estratégia de longo prazo da companhia de capturar o crescimento projetado do mercado agropecuário brasileiro, aumentando sua capacidade de escoamento na sua principal rota: o trajeto até o Porto de Santos.

Recentemente, após levantar 6 bilhões de reais em uma oferta subsequente de ações (Follow-on), a companhia antecipou o pagamento da concessão da Malha Paulista, ferrovia importante que liga os principais polos agrícolas do estado de São Paulo ao Porto de Santos.

Enxergamos um impacto levemente positivo com a notícia no preço das ações (RAIL3) no curto prazo, apesar da conclusão do projeto, caso tenha os procedimentos legais aprovados, ser prevista somente para 2023.

Quanto à mudança no conselho, é um procedimento comum, já previamente definido nas políticas de todas as companhias da holding Cosan e não deve gerar nenhum impacto significativo nas ações da Rumo.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: 100 bilhões de motivos para comemorar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »
Levante Ideias - Energia
E eu com isso

Leilões de energia no radar

Na semana que vem, inicia-se o primeiro de uma sequência de três leilões de contratação de energia que ocorrem até dezembro deste ano. Como objetivo

Read More »
Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.