Santos Brasil Porto

Santos Brasil (STBP3) prorroga arrendamento em Santos

Nesta segunda-feira (04), a Santos Brasil divulgou em Fato Relevante que celebrou, com o governo federal, o Sétimo Aditivo de Contrato de Arrendamento do Terminal de Contêineres de Santos (Tecon Santos).

O aditivo, com assinatura realizada por intermédio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Min. da Infraestrutura, estabelece a prorrogação do prazo final para cumprimento dos investimentos previstos de 31 de dezembro de 2020 para 31 de dezembro de 2031, preservando a mesma equação econômico-financeira original do Quinto Aditivo de Contrato, celebrado em 2016.

Os investimentos mínimos necessários no valor de 360 milhões de reais têm como prazo máximo de conclusão até o final de 2022, nos quais, segundo a empresa, já foram cumpridas 313 milhões.

E Eu Com Isso?

A notícia é levemente positiva para a Santos Brasil. Esperamos impacto positivo no preço das ações (STBP3), dando mais fôlego para o cumprimento das obrigações em contrato. A decisão proporciona também mais segurança jurídica para a empresa seguir com a operação. O ambiente de negócios mudou bruscamente devido à pandemia e à influência negativa do dólar na rentabilidade da companhia devido à queda nas importações, que têm margem operacional mais alta.

O aditivo prevê a ampliação da capacidade de operação do terminal, com a construção de 220 metros de cais adicional, além de garantir a capacidade de movimentação de 1,5 milhão de contêineres por ano, com valor total original, em valores de 2016, de 1,276 bilhão de reais em investimentos.

Lembrando que a companhia segue com caixa robusto de cerca de 700 milhões de reais, de acordo com o último balanço divulgado, e mira o leilão de concessão de alguns portos a ser realizados neste ano de 2021, podendo gerar um impacto positivo significativo nas ações, que ainda negociam abaixo do valor de reposição dos terminais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: 3T20 da Santos Brasil.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.