Santos Brasil Porto

Expansão do Porto de Santos

Segundo um levantamento da Santos Port Authority (SPA), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura e administrador do Porto de Santos, o plano de expansão do porto estipula um total de 9,7 bilhões de reais em investimentos nos próximos dez anos, dos quais cerca de 7,2 bilhões de reais serão utilizados para a implementação de novos projetos.

O plano ainda aguarda a aprovação do governo federal, mas os termos propostos não agradaram algumas organizações sindicais e a operadora Marimex, que afirma que não irá renovar o seu contrato se este documento for aprovado.

Já os trabalhadores criticam a pouca transparência na elaboração do documento oficial, bem como a redução no número de postos de trabalho. Contudo, a responsável pela gestão do porto tem esclarecido que espera um aumento nas vagas diretas de 15 por cento e que mais de 58 mil vagas sejam ofertadas para a conclusão das obras. Além disso, a ampliação no número de vagas bem abaixo da expectativa do aumento da capacidade de movimentação do porto (49 por cento) é devido à maior automatização dos processos associados.

A notícia é positiva para a economia brasileira como um todo, pois os investimentos em infraestrutura de portos podem elevar a produtividade com ampliação da capacidade das operações portuárias de forma mais eficiente e em maior escala.

Para a única empresa do setor listada na bolsa – a Santos Brasil -, a notícia é boa e representa grandes oportunidades futuras para aumentar o seu volume de movimentação de contêineres bem como outros serviços prestados. Com isso, esperamos impacto positivo no preço das ações (STBP3) no curto prazo.

A companhia é a segunda maior operadora do porto de Santos, com pouco menos de 40 por cento de Market share, atrás apenas da Brasil Terminals (BTP) que movimenta pouco mais de 40 por cento do total de contêineres.

No ano as ações da Santos Brasil (STBP3) recuam 28 por cento, desempenho inferior ao do Ibovespa que apresenta queda de 16,3 por cento. Porém, as ações da Santos Brasil apresentam forte alta de 39,5 por cento em junho, comparado à subida de 10,7 por cento do Ibovespa no período.

Os principais catalisadores das ações da Santos Brasil são: aumento do volume de importações, melhora de preços e aumento da margem Ebitda consolidado.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Resultado do 3T20 da Santos Brasil.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Plano & Plano - E Eu Com Isso
E eu com isso

Plano&Plano: prévia do 4T20

Na terça-feira (19), após o fechamento do mercado, a Plano&Plano divulgou sua prévia operacional referente ao 4T20. Em termos de lançamentos, no acumulado do ano,

Read More »
Diversificação de Investimentos - E Eu Com Isso
E eu com isso

Diversificar é preciso

Esta quarta-feira (20) está marcada por dois eventos importantes. Um deles é a posse de Joseph Biden como 46º presidente dos Estados Unidos. Outro, mais

Read More »
Netflix - E Eu Com Isso
E eu com isso

Netflix: Resultado do 4T20

A Netflix (NFLX/NFLX34) apresentou nesta terça-feira (19), os seus resultados do quarto trimestre de 2020. A receita líquida e o resultado operacional medido pelo Ebit

Read More »
helbor
E eu com isso

Helbor (HBOR3): Prévia do 4T20

Na segunda-feira (18), após o fechamento do mercado, a Helbor (HBOR3) divulgou sua prévia operacional com os principais indicadores do último trimestre de 2020 e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel