Levante Ideias - Braskem

Odebrecht e Petrobras: venda da Braskem

A Odebrecht, uma das controladoras da Braskem (BRKM5) juntamente com a Petrobras (PETR3/PETR4), estima que no primeiro trimestre de 2021 retomará o processo de venda de sua fatia de 38,3 por cento do capital da petroquímica. A venda faz parte das obrigações a ser cumpridas em seu plano de recuperação judicial.

O processo de coleta e estruturação de todas as informações necessárias (chamado de “data room”) está em fase de finalização. A Odebrecht mandatou o banco Morgan Stanley para assessorar na retomada do processo de venda da Braskem em agosto deste ano. Em vez de uma negociação exclusiva como a que foi realizada com a petroquímica holandesa LyondellBasell em 2018/19, a transação será por meio de um processo competitivo.

O andamento do processo se dá em meio a ambiente com problemas complexos no lado da Braskem e a divergências nas condições para a venda total do controle da empresa entre a Odebrecht e a Petrobras.

No lado operacional a Braskem enfrenta problemas no México com o impasse na negociação de fornecimento de matéria-prima entre o governo mexicano e a empresa, paralisando as plantas no país. E no Brasil há o problema do afundamento do solo em bairros de Maceió (AL), na região de mineração de sal gema, importante matéria-prima para a Braskem, gerando um montante em reparos de danos e indenizações que supera os 11 bilhões de reais.

E Eu Com Isso?

A retomada do processo de venda é uma sinalização positiva para a Braskem, porém principalmente para a Petrobras, apesar dos conflitos existentes em relação ao método de desinvestimento entre os dois controladores.

A leitura positiva vem principalmente da resolução de conflitos em relação à venda. Em caso de sucesso no desinvestimento da fatia da Odebrecht, a Petrobras ficaria livre para, junto com o potencial novo controlador, realizar a migração da Braskem para o Novo Mercado, destravando valor das ações da petroquímica e facilitando o desinvestimento por parte da estatal. Por isso enxergamos um impacto positivo para as ações BRKM5 e PETR3/PETR4 no curto prazo.

Apesar dos problemas operacionais enfrentados pela Braskem, ambas as situações já estão em vias de uma solução definitiva que, apesar de negativa para a companhia, abre uma maior previsibilidade na avaliação. No México a companhia avalia a importação de 100 por cento do Etano (matéria-prima essencial na operação mexicana) dos Estados Unidos, mesmo que seja mais caro. Já no caso de Alagoas, estão sendo tomadas medidas corretivas e o valor da indenização total praticamente definido (em torno de 11,5 bilhões de reais estimados em provisão) e espera-se a retomada da produção na planta local.

Tirando-se os pontos negativos, o desempenho operacional da Braskem tem sido um dos melhores de sua história, com consolidação da liderança do mercado americano de polipropileno (PP), diversas medidas concluídas resultando na redução de custos e recorde produção e vendas de sua produção, com os preços favoráveis no mercado internacional. Com o fechamento de ontem, o valor de mercado da Braskem está em 17,6 bilhões de reais, muito abaixo de seu pico, na época da transação com a LyondellBasell, que chegou a atingir 48 bilhões de reais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Braskem à venda.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.