Levante Ideias - Senado

Corrida no Senado

A corrida pela presidência do Senado ainda continua bastante indefinida, mas vai se afunilando entre dois polos: de um lado o MDB quer promover uma candidatura própria, mas ainda não decidiu entre três nomes do próprio partido; de outro, Alcolumbre vai mesmo apadrinhar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e viabilizar sua candidatura – mesmo com o Planalto apresentando algumas ressalvas ao nome.

Na falta de outra alternativa mais consensual, Pacheco continuou como uma das alternativas para que o comando da Casa continue com o DEM e, nestes últimos dias, recebeu apoio de partidos como PSD e Pros, totalizando, neste momento, apoio oficial de cerca de 20 senadores. O MDB, por sua vez, ainda não definiu se seu candidato será Simone Tebet (MS), Eduardo Gomes (TO, líder do governo no Congresso), ou Fernando Bezerra Coelho (PE, líder do governo no Senado).

Nos bastidores, o diagnóstico é que a sigla que detém a maior bancada no Senado está rachada, com alguns integrantes inclinando seu apoio às articulações de Alcolumbre e outros incapazes de definir quem seria o nome do partido. Com as recentes movimentações, o PT também adiantou as discussões sobre quem apoiar na disputa e deve, em breve, escolher pelo nome de Rodrigo Pacheco, a fim de garantir cargos estratégicos em comissões na Casa.

Observando de longe, o Planalto realmente não deve oficializar apoio a nenhum candidato na disputa do Senado, mas virtualmente “aceitou” o nome de Pacheco na falta de uma construção melhor. Havia ressalvas em relação ao apadrinhado de Alcolumbre, sobre sua cumplicidade para a relação Executivo-Legislativo.

E Eu Com Isso?

Nas próximas semanas, espera-se a manifestação de bancadas grandes da Casa, como a do PSDB, PODEMOS e PP, siglas que têm bom trânsito tanto com o DEM quanto com o MDB, mas deverão tomar um lado na disputa.

Caso confirme-se a disputa somente entre Rodrigo Pacheco e um candidato do MDB, nosso cenário-base é a vitória do nome de Alcolumbre, dando continuidade ao trabalho do atual presidente do Senado.

Nesse contexto, entende-se que mercado reagiria positivamente com o desfecho e, portanto, os recentes apoios a Pacheco podem ser vistos como levemente positivos, apesar da política estar em segundo plano neste início de ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Alívio em Washington.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.