Jair Bolsonaro

Aceno de Bolsonaro a Alcolumbre

Após ensaiar que ficaria de fora das negociações políticas envolvendo a presidência do Senado Federal, o Executivo voltou a campo após Bolsonaro ponderar que prefere não se indispor com lideranças da Casa nos próximos dois anos.

Novamente, o caminho desejado pelo Planalto é que um nome consensual entre o governo e os aliados do atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP) seja definido, facilitando a eleição. Bolsonaro fez questão de mandar o recado para as cúpulas do DEM e do MDB e também cogita entregar um ministério a Alcolumbre.

Na conta, está a possibilidade de o atual presidente do Senado assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional, substituindo o atual ministro Rogério Marinho. Em outro desenho, Alcolumbre iria para a Secretaria de Governo – responsável pela articulação política entre Executivo e Legislativo – no lugar do general Luiz Eduardo Ramos.

A primeira opção seria melhor para os senadores, uma vez que o Desenvolvimento Regional é executor de políticas públicas Brasil afora. Por outro lado, sua nomeação para a Secretaria de Governo seria a melhor opção para Bolsonaro, já que o senador tem bom trânsito no governo.

E Eu Com Isso?

O Senado Federal deve, ao cabo, construir um nome consensual e ter uma eleição tranquila. Nesse momento, partidos disputam o protagonismo para que o próximo presidente seja de sua sigla – o MDB, maior bancada no Senado, teria preferência para lançar um nome, mas a candidatura de Baleia Rossi (SP) na Câmara dificulta a possibilidade de entregar as duas Casas para a legenda.

No curto prazo, novamente, as negociações não surtem efeito nos pregões, ainda mais neste final de ano com liquidez reduzida. Investidores, porém, ficam atentos ao desenrolar das negociações políticas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Senado ainda indefinido.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.