Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Alcolumbre adia retomada

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), resolveu adiar a volta da comissão mista sobre a reforma tributária em aceno ao governo federal. Ele articulou com seus pares para que a volta dos trabalhos, marcada oficialmente para essa sexta-feira, fosse adiada para a próxima semana.

A justificativa oficial é técnica: as comissões ainda não voltaram às atividades no Congresso. Nos bastidores, porém, sabe-se que a jogada de Alcolumbre visa dar mais tempo ao governo para articular maior apoio em torno do seu projeto de reforma, encaminhado na última semana.

O calendário da comissão prevê uma audiência pública com Paulo Guedes na próxima terça-feira, que fica marcada até segunda ordem, mas pode ser adiada para o fim da semana, juntamente com a retomada oficial dos trabalhos.

A relação de Alcolumbre e o Planalto vem sendo bastante positiva justamente porque é de interesse mútuo – enquanto o governo precisa de um defensor da sua agenda na cadeira presidencial do Senado, o senador deseja continuar no cargo e tenta algum tipo de aval do Judiciário para disputar as eleições legislativas em fevereiro de 2021.

Como já explicitei aqui, todo e qualquer movimento em prol da reforma tributária é positivo. Alguns acabam tendo maior impacto no humor dos investidores, outros não. Nesse caso, estamos falando da segunda opção: o adiamento da comissão não deve causar nenhum efeito prático no pregão de hoje.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel