Levante Ideias - Baleia Rossi

Apoio do PT a Baleia Rossi

Após ensaiar apoio ao candidato da base aliada, Arthur Lira (PP-AL), o PT oficializou seu apoio à candidatura do líder do MDB na Câmara e apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (SP). O movimento ocorreu após votação interna dos deputados do partido – que conta com a maior bancada da Câmara nesta legislatura – realizada no dia de ontem (4).

A votação foi acirrada: 27 deputados votaram pelo apoio a Baleia, 23 votaram pela candidatura própria ou adiamento da decisão e 2 deputados não compareceram ou se abstiveram. O apoio ao candidato do MDB marca a primeira reaproximação tática entre as duas siglas desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. O nome promovido por Maia agora já conta com o apoio formal do PDT, PSB, PCdoB e Rede.

Com o apoio do PT, agora são cinco partidos de oposição no bloco de apoio de Baleia, que totaliza, atualmente, 11 partidos. O mais novo embarque de mais uma legenda oposicionista também deve pressionar partidos que não se posicionaram, como o PSOL, ou fragilizar o apoio de partidos ligados a esse grupo, como o Solidariedade, que hoje apoia oficialmente o nome de Arthur Lira.

Se considerarmos todos os votos partidários de acordo com os apoios registrados até agora, Baleia Rossi passa a ter 278 parlamentares, enquanto que Lira conta com 206 deputados. No entanto, como a votação é secreta, espera-se dissidências nos votos de ambos os lados. Baleia Rossi lançará oficialmente sua candidatura nesta quarta-feira (6) e deve começar a viajar pelo País já no dia seguinte.

E Eu Com Isso?

O apoio do PT à candidatura de Baleia Rossi tem impacto relevante para a disputa na Câmara dos Deputados. O primeiro deles é referente à concretização do bloco oposicionista em torno do nome emedebista – lembrando que os cerca de 130 votos desse grupo eram dados como decisivos para a disputa. Ao mesmo tempo, o segundo impacto diz respeito a uma possível eleição de Rossi, que teria de agradar mais a oposição nos próximos dois anos. Isso implicaria em maiores concessões e contrapartidas para aprovar, por exemplo, agendas reformistas.

Não obstante a proximidade de Rossi com a oposição, ainda se acredita que o candidato emedebista teria compromisso à pauta econômica do governo – Rossi é o autor, por exemplo, da PEC 45/19, da reforma tributária, e segue a mesma linha de Maia no que se refere à economia. Dessa forma, a agenda de reformas não deve ficar escanteada, mas os custos para sua aprovação devem aumentar no caso de uma vitória de Baleia Rossi. Nesse contexto, o mercado tende a gostar desse possível desfecho.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Pouca margem fiscal para 2021.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel