Nesta terça-feira (24) pela manhã, antes da abertura de mercado, o Grupo Ânima Educação (ANIM3) anunciou em Fato Relevante a oferta subsequente (Follow-on) de 27 milhões de ações ordinárias. Considerando o último preço de fechamento de 31,15 reais por ação, a oferta restrita (lote padrão) poderia levantar cerca de 841 milhões de reais, podendo chegar a 1,135 bilhão de reais caso o lote adicional da oferta também seja lançada.
Os recursos serão destinados em sua totalidade para a aquisição dos ativos do Grupo Laureate, anunciadas recentemente pela empresa.
Impactos na prática
O levantamento de recursos via oferta de ações já era aguardado pelo mercado, com a empresa já sinalizando, no anúncio da transação com a Laureate, quais seriam as fontes de recursos disponíveis, sendo parte na oferta de ações e parte em dívidas estruturadas por bancos de investimentos.
O anúncio pode pressionar as cotações das ações (ANIM3) da empresa para baixo no curto prazo, de modo que em um Follow-on os acionistas atuais necessitam comprar ações proporcionalmente à sua participação para não serem diluídos, sendo comum precificar as ações em um patamar abaixo do negociado recentemente e deixar a transação mais vantajosa para os participantes da oferta.
Olhando para período mais longo, caso a oferta e a aquisição seja bem sucedida, a empresa poderia dobrar de tamanho e capturar sinergias significativas devido à qualidade dos ativos adquiridos (FMU e Anhembi Morumbi). A transação fechada da Laureate é de 4,4 bilhões de reais e o valor de mercado da Ânima é de cerca de 3,35 bilhões de reais, considerando o preço de fechamento do último pregão.