Levante Ideias - Anima

Grupo Ser e Ânima acirram disputa

Na quarta-feira (21) pela manhã, o Grupo Ser Educacional (SEER3) divulgou em fato relevante um pedido de tutela judicial, alegando uma divergência, segundo a empresa, sobre os termos da transação firmada com a Laureate para a aquisição de seus ativos no Brasil.

A Ânima Educação (ANIM3) apresentou proposta no processo competitivo promovido pela Laureate, dentro do prazo. A Ânima ofereceu um valor de transação superior ao da Ser em cerca de 500 milhões de reais, totalizando 4,7 bilhões, pagos em dinheiro, envolvendo a assunção das dívidas de e pagamento da multa de 180 milhões de reais à Ser, caso a Laureate aceite outra proposta que não seja a da Ser Educacional.

O Grupo Laureate, a vendedora, comunicou que irá rescindir o acordo firmado com a Ser e aceitar a proposta da Ânima “o mais rápido possível e entrar em um contrato vinculativo definitivo”.

No pedido de tutela, a Ser obteve liminar favorável, com a justiça suspendendo a negociação por 5 dias e mantendo válido o acordo firmado com a Laureate em setembro. A empresa alega que sua proposta é superior à da  Ânima devido a sinergias de cerca de 600 milhões de reais a ser capturadas com a aquisição, além da economia de 200 milhões de reais em tributos, devido ao recebimento de ações da companhia na transação. Além disso a Ser alega que a Ânima ainda teria que levantar recursos para o pagamento, de modo que não há garantia de pagamento pela rival.

Ontem as ações de ambas as empresas caíram forte no pregão, com SEER3 em queda de 6,04 por cento e ANIM3 recuando 4,52 por cento, comparada à estabilidade do Ibovespa, com a incerteza gerada pela ação judicial a respeito da transação. No pregão desta quinta-feira (22) esperamos impacto negativo adicional no preço das ações (SEER3/ANIM3) até que a disputa pela Laureate seja encerrada.

Consideramos que a aquisição seja positiva para quem obtiver sucesso na transação, de modo a incorporar bons ativos (incluem as faculdades FMU e Anhembi Morumbi) e capturar sinergias. O principal ponto são os ativos ligados aos cursos na área da Saúde, com destaque para medicina, que possuem alto ticket médio e demandam instalações físicas e presença do aluno, além da baixa evasão, sendo uma área atrativa no ensino superior.

O impacto negativo de ontem reflete a possibilidade de a Ânima não conseguir adquirir a Laureate e de potenciais problemas societários no caso de transação favorável para a Ser, após esta última “forçar” a validação do acordo, mal visto pelo lado vendedor, que teria que ser acionista da Ser por um tempo até vender as ações no mercado e capitalizar o restante do valor.

A Laureate está se desfazendo de seus ativos no mundo todo após problemas com sua operação global, de modo que a proposta da Ânima, além de ter valor anunciado maior, a entrada de caixa seria imediata, bem mais favorável aos seus planos.

Os recursos da Ânima para a aquisição seriam divididas em: 700 milhões do caixa da companhia, 3,3 bilhões em debêntures já acordados com três bancos (Itaú, Bradesco e Santander) e compromisso de compra de ativos pela gestora Farallon totalizando 1,5 bilhões de reais, após a conclusão da transação.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.