Levante Ideias - Latam

Novo financiamento da Latam

A companhia aérea Latam (OTC: LTMAQ) anunciou, na noite desta quarta-feira (29), que conseguiu mais um financiamento de até US$ 750 milhões como parte do plano de saída do Chapter 11 (Capítulo 11) da lei das falências dos Estados Unidos que a mesma precisou recorrer no ano passado.

Em de maio de 2020 e à luz dos efeitos da Covid-19 na indústria de aviação mundial, a Latam e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos, entraram com um pedido coletivo de proteção voluntária nos termos do Estatuto de reorganização financeira do Chapter 11 dos Estados Unidos.

Segundo a companhia, o financiamento inclui as atuais parcelas A e C, nos valores de US$ 1,3 bilhão e US$ 1,15 bilhão, respectivamente, sendo que a companhia já utilizou 1,65 bilhão de tais parcelas.

A obtenção dos recursos se deu através da linha de crédito da parcela B do DIP Financing, que possibilitará à Latam levar seu custo de financiamento a melhores condições dentro do Chapter 11. A linha de crédito possui condições mais competitivas do que as linhas obtidas para as parcelas A e C, que possuem taxas mais elevadas.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Latam (OTC: LTMAQ), visto que o processo de reorganização oferece à companhia a oportunidade de trabalhar com os credores e outros stakeholders para reduzir seu endividamento, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, ao mesmo tempo que permite adaptar seus negócios à nova realidade.

A Latam chegou a reduzir suas operações em até 95% em decorrência da pandemia, encerrando o exercício de 2020 com um prejuízo líquido de US$ 4,54 bilhões.

Ainda segundo Ramiro Alfonsín, vice-presidente financeiro da Latam, a companhia tem recebido diversas ofertas de investidores para se juntar ao processo do Chapter 11, o que poderá possibilitar que a Latam acesse melhores condições de financiamento.

Ademais, a Azul (AZUL4) estaria esperando a Latam apresentar seu plano de recuperação para propor acordo com os credores do grupo no Chile, além de tentar adquirir as operações da Latam Brasil.

A Azul chegou, inclusive, a manifestar sua intenção de adquirir toda a operação ou até mesmo criar uma joint venture com a operação no Chile.

A Latam nega interesses em tais negociações com a Azul, com quem chegou a fechar um acordo de compartilhamento de voos com a companhia, mas que foi encerrada rapidamente.

Em relação sobre uma possível fusão com a Azul, o presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, diz não enxergar a consolidação do setor como uma solução viável neste momento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Latam pede mais prazo para recuperação judicial.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.