Neste sábado (30), a Locaweb divulgou em fato relevante a aprovação pelo seu Conselho de Administração uma oferta subsequente de ações (“follow-on”), em continuidade à aprovação do desdobramento de ações, divulgada no dia 26 de janeiro.
Primeiro ocorrerá o desdobramento de ações na relação de 1 para 4, sem alterar a distribuição de participação acionária. Com base nessa nova quantidade de ações, haverá a emissão de 68 milhões de novas ações (oferta primária), destinado ao caixa da empresa, mais 13,6 milhões de ações de titularidade dos acionistas fundadores da companhia (família Gora e Gilberto Mautner), além de uma oferta primária adicional de 10,2 milhões de ações.
Considerando o preço indicativo da oferta de ações de 25,92 reais por ação (valor pós desdobramento), o follow-on tem o potencial de levantar cerca de 1,752 bilhão de reais na oferta primária inicial ou 2,38 bilhões de reais se considerarmos os lotes adicionais da oferta primária, montante que irá para o caixa da empresa.
Já a oferta secundária, o grupo de vendedores (fundadores) diminuirá sua participação total no capital social da empresa de 33,8 por cento para cerca de 31,1 por cento com a oferta secundária, levantando cerca de 352 milhões de reais.
O período de reserva se inicia nesta segunda-feira (01 de fevereiro), seguindo até o dia 05, com início das negociações com as novas ações e o desdobramento, a partir do dia 11 de fevereiro na B3.
E Eu Com Isso?
Os recursos levantados para o caixa da Locaweb serão destinados para o pagamento das aquisições anunciadas recentemente e para futuras aquisições que a companhia pretende fazer. Só no mês de janeiro deste ano foram efetuadas três aquisições, além de mais três aquisições realizadas ao longo de 2020. No total, considerando todas as seis transações desde o início de 2020, o valor desembolsado com aquisições atingiu 340 milhões de reais.
Enxergamos um impacto positivo nas ações (LWSA3) da companhia no curto prazo, mesmo após uma valorização forte desde novembro de 2020 de 48,12 por cento no valor das ações.
Acreditamos que a oferta de ações (follow-on) é positiva para a Locaweb. A empresa vem em um movimento de diversificação de sua atuação, com consolidação do mercado de SaaS (“software como serviço” voltada para pequenos negócios e e-commerce, por meio da aquisição de empresas com sinergias de modelo de negócios e com possibilidade de integração à sua infraestrutura.
Já o desdobramento dará melhor liquidez para suas ações (LWSA3) que, ainda não gere valor para os acionistas, permitirá um fluxo mais diversificado de investidores que poderão comprar ações da companhia em lotes de menor valor.
Além das transações recentes, o follow-on permitirá levantar recursos suficientes para a aquisição da plataforma de Customer Relationship Management (CRM) RD Station, uma das líderes de mercado no Brasil, podendo ser avaliada em cerca de 1 bilhão de reais, que segue em disputa com a Totvs (TOTS3). Caso a aquisição seja efetivada pela Locaweb, a companhia poderá dar um salto importante no número de clientes e em sua receita. A Locaweb reportou uma receita líquida nos últimos nove meses de 348 milhões de reais. A RD Station reportou uma receita líquida na mesma ordem, de 350 milhões de reais.
Um ponto de observação, porém, será o ritmo de crescimento de receita e lucro líquido após as aquisições. A Locaweb hoje negocia com um valor de mercado de 13,6 bilhões de reais contra 16,4 bilhões da Totvs, uma das líderes em software de gestão do país e referência no segmento com receita líquida anual em torno de 2,5 bilhões de reais, uma diferença muito grande entre as duas companhias.
O mercado precifica a Locaweb apostando no forte crescimento da companhia, porém é necessária a observação se não há um exagero nessa precificação comparativamente ao nível de entrega de resultados. A divulgação dos resultados do 4T20 da Locaweb está marcada para o dia 24 de março.