Levante Ideias - Petrobrás

Petrobras (PETR3/PETR4): Opep e corte na produção

Nesta terça-feira (5), a Arábia Saudita fez um alerta à Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) e seus aliados contra a liberação de mais barris no mercado, aceitando reduzir sua produção em 1 milhão de barris/dia em fevereiro e março. Segundo os sauditas é necessário que a produção de petróleo continue restrita a fim de administrar o nível de demanda, afetada pela pandemia do coronavírus. Sua postura foi de oposição à Rússia, que sinalizou desejo de aumento na produção. Segundo Alexandrer Novak, vice-premiê do país, os programas de vacinação deverão avançar, o que impactará a retomada da atividade econômica e, consequentemente, a demanda por petróleo.

Os preços de petróleo chegaram a oscilar na bolsa durante o dia com a divergência de visões na reunião da Opep, porém terminaram o pregão em forte alta, com o barril do Brent subindo 4,91 por cento para março, cotado a 53,60 dólares, e o WTI subindo a 4,85 por cento, fechando em 49,93 dólares, respectivamente.

O início das vacinações em escala mundial animou o mercado sobre a futura retomada da atividade econômica, o que fez com que o preço do barril subisse a patamar superior a 50 dólares por barril.

No entanto, o aumento do número de casos de covid-19 em países como o Reino Unido, novos “lockdowns” impostos em algumas economias e descobertas de novas variantes do coronavírus fez com que se freasse em parte esse otimismo.

Em dezembro, a Opep+ decidiu realizar um aumento da produção de petróleo em 500 mil barris/dia, nível inferior à alta de 2 milhões de barris/dia acertada como afrouxamento gradual do acordo de corte na produção. Embora a Rússia pressione pelo aumento da produção, a Arábia Saudita, líder do grupo, e outros produtores do cartel desejam manter controlado o nível de produção de óleo.

E Eu Com Isso?

A notícia teve impacto positivo para os preços do petróleo e indica um mercado com oferta e demanda mais equilibradas nos próximos meses, o que é música para ouvidos para a Petrobras, com forte alta no preço das ações (PETR3/PETR4).

Surpreendeu os investidores diante da demanda global acima das expectativas nas primeiras semanas de dezembro, refletindo lockdowns mais curtos do que o projetado na União Europeia, e por permitir que a Rússia aumente sua produção, transferindo o impacto fiscal somente à Arábia Saudita. Além disso, desde julho, ocorre queda quase ininterrupta dos estoques, embora ainda permaneçam historicamente elevados.

Nesse contexto, nossa visão é que o corte reflete uma aceleração da pandemia nos últimos dias, especialmente em países como a Alemanha, que enfrenta dificuldades para controlar os casos, e Reino Unido, que sofre com uma nova cepa mais contagiosa. Países asiáticos, como Coreia do Sul e Japão, também reportaram aumento substancial dos casos, que atingiram valores diários superiores aos reportados na primeira onda. Em conjunto, os números apontam para retração da demanda global, e a Arábia Saudita parece ter se antecipado a esse movimento.

Analisando os efeitos para empresas brasileiras do setor, o aumento do preço do barril é benéfico. Nesse sentido, ao decorrer do pregão de ontem, o Ibovespa reagiu de modo positivo, sustentado por forte alta das ações da Petrobras, que fecharam o dia acima de 30 reais, patamar observado pela última vez somente nos meses anteriores à pandemia. Mais especificamente, PETR3 e PETR4 valorizaram-se 3,05 e 3,90 por cento, respectivamente, enquanto o Ibovespa encerrou o dia com alta de 0,44 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Petrobras (PETR3/PETR4): Venda de ativos segue no radar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.