Após ensaiar apoio ao candidato da base aliada, Arthur Lira (PP-AL), o PT oficializou seu apoio à candidatura do líder do MDB na Câmara e apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (SP). O movimento ocorreu após votação interna dos deputados do partido – que conta com a maior bancada da Câmara nesta legislatura – realizada no dia de ontem (4).
A votação foi acirrada: 27 deputados votaram pelo apoio a Baleia, 23 votaram pela candidatura própria ou adiamento da decisão e 2 deputados não compareceram ou se abstiveram. O apoio ao candidato do MDB marca a primeira reaproximação tática entre as duas siglas desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. O nome promovido por Maia agora já conta com o apoio formal do PDT, PSB, PCdoB e Rede.
Com o apoio do PT, agora são cinco partidos de oposição no bloco de apoio de Baleia, que totaliza, atualmente, 11 partidos. O mais novo embarque de mais uma legenda oposicionista também deve pressionar partidos que não se posicionaram, como o PSOL, ou fragilizar o apoio de partidos ligados a esse grupo, como o Solidariedade, que hoje apoia oficialmente o nome de Arthur Lira.
Se considerarmos todos os votos partidários de acordo com os apoios registrados até agora, Baleia Rossi passa a ter 278 parlamentares, enquanto que Lira conta com 206 deputados. No entanto, como a votação é secreta, espera-se dissidências nos votos de ambos os lados. Baleia Rossi lançará oficialmente sua candidatura nesta quarta-feira (6) e deve começar a viajar pelo País já no dia seguinte.
E Eu Com Isso?
O apoio do PT à candidatura de Baleia Rossi tem impacto relevante para a disputa na Câmara dos Deputados. O primeiro deles é referente à concretização do bloco oposicionista em torno do nome emedebista – lembrando que os cerca de 130 votos desse grupo eram dados como decisivos para a disputa. Ao mesmo tempo, o segundo impacto diz respeito a uma possível eleição de Rossi, que teria de agradar mais a oposição nos próximos dois anos. Isso implicaria em maiores concessões e contrapartidas para aprovar, por exemplo, agendas reformistas.
Não obstante a proximidade de Rossi com a oposição, ainda se acredita que o candidato emedebista teria compromisso à pauta econômica do governo – Rossi é o autor, por exemplo, da PEC 45/19, da reforma tributária, e segue a mesma linha de Maia no que se refere à economia. Dessa forma, a agenda de reformas não deve ficar escanteada, mas os custos para sua aprovação devem aumentar no caso de uma vitória de Baleia Rossi. Nesse contexto, o mercado tende a gostar desse possível desfecho.