Segundo informações de mercado, o Airbnb (ABNB) quer aumentar a faixa de preço da sua oferta pública inicial de ações (IPO) na Nasdaq da faixa de 44 dólares a 50 dólares por ação para a faixa entre 56 dólares e 60 dólares por ação. Assim, a companhia pode chegar com valor de mercado de até 42 bilhões de dólares.
A decisão de aumentar o preço da oferta teria surgido após as reuniões prévias realizadas junto a potenciais investidores – os chamados “roadshows”. O aumento na faixa de preço é uma prática relativamente comum no mercado americano, sendo realizada quando existe uma percepção de que a oferta está aquecida.
O Airbnb é uma plataforma digital, interativa, que conecta anfitriões e hóspedes, oferecendo a ambos uma experiência diferente das formas tradicionais de viajar, fazer turismo e de se relacionar com o prestador do serviço. São aproximadamente 4 milhões de anfitriões, sendo 86 por cento destes fora dos Estados Unidos. A empresa está presente em quase 200 países e em mais de 100 mil cidades.
Até o 3T20, a companhia apresentou uma receita líquida de 2,5 bilhões de dólares, queda de 32 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior. Assim como todo setor de turismo, a companhia vem sentindo os efeitos adversos da pandemia nos seus negócios.
Porém, o Airbnb vem reportando uma recuperação gradual mês após mês. Os executivos acreditam que, no longo prazo, a ideia de viajar a lazer e a trabalho vai se misturar, quebrando barreiras e paradigmas do trabalho presencial na sede das empresas.
E Eu Com Isso?
O IPO do Airbnb (ABNB) será uma espécie de termômetro após todo choque que a Covid-19 trouxe para os mercados financeiros em 2020.
A despeito do que vem ocorrendo nas últimas semanas – com as infecções resistindo a se dissipar nos países de centro – o mercado vislumbra, dia após dia, uma luz no fim do túnel, à medida em que a liberação das vacinas se aproxima bem como os programas de vacinação.
A resolução sanitária via liberação das vacinas é o “Nirvana” para os mercados, muito embora tal ponto já possa estar quase que integralmente “no preço” e diversas dúvidas a respeito da distribuição dos produtos e verdadeiro potencial resolutivo nos próximos meses esteja no ar.
Nesse contexto, uma oferta inicial de ações em um setor tão afetado pela pandemia vem para “medir o grau” do apetite dos investidores neste momento de liquidez abundante, apetite por risco após a eleição de Biden e a segunda onda de infecções da Covi-19 ao redor do globo.
Ademais, apesar do inegável sucesso da plataforma, a empresa amarga prejuízos anuais desde 2015, o que reacende a “luz amarela” e traz a velha discussão que recai sobre os modelos de negócio disruptivos, mas que não conseguem gerar resultado para os sócios.
Ao que tudo indica, o Airbnb conseguirá emplacar bem a sua oferta e receberá o benefício da dúvida do mercado se será capaz de ser uma empresa capaz de gerar valor ao acionista no longo prazo.