Política sem Aspas

5 Medidas Para Depois da Reforma da Previdência

5 Medidas Para Depois da Reforma da Previdência

Com o recesso parlamentar, podemos parar e respirar um pouco. O Congresso foi o principal agente influenciador das oscilações do Ibovespa durante 6 meses e meio. Quem não admite que perdeu alguns cabelos durante esse processo está mentindo, ou já não os têm.

O investidor brasileiro acompanhou a tramitação da reforma da Previdência com o coração na mão. Na falta de maior entendimento sobre Brasília e seus desdobramentos, demorou para assimilar o ambiente favorável à reforma robusta como desfecho da trama. Agora que os projetos de lei, as PECs e as MPs estão parados, umas férias não fazem mal a ninguém, não é mesmo?

Nesse contexto, o político deve ficar morno até agosto. É hora de inspirar o ar, colocar a cabeça no lugar e planejar o que vem pela frente no segundo semestre. Aproveito para adiantar outras medidas que estão na pauta para destravar a economia depois que a Previdência for definitivamente aprovada (nunca foi uma questão de se, e sim de quando).

1) Reforma tributária

Sem dúvida, é o projeto mais importante depois da reforma da Previdência. O tema vem sendo abordado pelo Congresso há tempos. Mas a dificuldade de encontrar um consenso trava sua aprovação.

Pois, há cinco propostas disputando espaço para serem levadas adiante. Uma da Câmara (de autoria de Bernardo Appy e assinada por Baleia Rossi – MDB/SP), uma do Senado, uma da equipe econômica do governo, uma dos secretários estaduais da Fazenda e uma do setor privado. Todas as propostas, nesse sentido, têm um ponto em comum: simplificação tributária. O Brasil tem um sistema tributário complexo. Isso culminou indiretamente em uma guerra fiscal entre os entes federativos.

Para acessar o texto completo, com as outras quatro medidas a serem feitas depois da Previdência, clique aqui.

Confira

O guia completo para entender como a bolsa de valores funciona

Três filmes para entender o mundo dos investimentos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.