investimentos

Três filmes para entender o mundo dos investimentos

“Quem é você?”, disse a Lagarta.

Não era um começo de conversa muito estimulante. Alice respondeu um pouco tímida: “Eu… eu… no momento não sei, minha senhora… pelo menos sei quem eu era quando me levantei hoje de manhã, mas acho que devo ter mudado várias vezes desde então”.

“O que você quer dizer?”, disse a Lagarta ríspida. “Explique-se!”

“Acho que infelizmente não posso me explicar, minha senhora”, disse Alice, “porque já não sou eu, entende?”

“Não entendo”, disse a Lagarta.

“Receio não poder me expressar mais claramente”, respondeu Alice muito polida, “pois, para começo de conversa, não entendo a mim mesma. Ter muitos tamanhos num mesmo dia é muito confuso.”

“Ah, essa é a grande charada!”

Três filmes para entender o mundo dos investimentos

Para mim, essa é realmente uma das maiores questões da humanidade. O que somos e como nos comportamos diante dos acontecimentos e situações do nosso dia a dia.

—— ——

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Riqueza no aprendizado

Por isso, quando falamos de nossos investimentos não é diferente. A cada dia descobrimos que nosso perfil como investidor evoluiu. Nos adaptamos a uma nova opção e, no fim das contas, não existe aquela história de que cada um tem um perfil delimitado dentro das três categorias principais (conservador, moderado ou arriscado).

Eu comento mais sobre essa reflexão de nosso perfil, no vídeo abaixo:

Portanto, acredito que podemos aprender a cada dia e de diferentes maneiras sobre esse amplo universo que é os investimentos. Da mesma forma que recomendo o filme de Alice, recomendo esses três filmes. Eles são bem interessantes para quem quer descobrir mais sobre mercado financeiro.

A Grande Aposta (2015)

O filme é adaptado do livro homônimo do escritor Michael Lewis. Ele conta a história de quatro investidores que ganharam muito dinheiro ao antecipar a bolha imobiliária e colapso financeiro norte-americano em 2008. O que eles fizeram foi suspeitar que os títulos oferecidos não eram tão seguros como o divulgado, uma vez que a inadimplência poderia aumentar com o desenfreado oferecimento de crédito. Por isso, a grande aposta foi este mercado considerado seguro. Comumente, é o que nós chamamos de operar vendido. O normal é aplicar em ativos você acredita que irão se valorizar: você opera comprado.

Apesar do filme apresentar a vida de gestores profissionais, que vivem disso, todos os investidores têm muito a aprender. Por exemplo: desconfiar do “efeito manada”, do que todo mundo está fazendo, se faz mesmo sentido investir no produto do momento. Ou ainda se não há algum risco escondido por aí – é preciso analisar tudo com cuidado e critério.

Além disso, outro ensinamento é não confiar cegamente em agências de risco. Neste e-book nós explicamos como é arriscado confiar apenas nas classificações das agências, porque achamos que suas avaliações são um tanto quanto atrasadas. Clique aqui compreender melhor sua aplicação em casos de ratings para emissões privadas.

Uma frase: “As pessoas pensam que o que está acontecendo agora vai continuar a acontecer no futuro.”

Portanto, a cada nova cena é possível fazer uma nova associação que irá te ajudar a investir melhor ao longo do tempo. Não tem segredo, precisamos estudar o tempo todo.

Steve Jobs: A Entrevista Perdida (2012)

O documentário resgatou uma entrevista concedida por Steve Jobs em 1995 para o programa “O Triunfo dos nerds”. Ele fala sobre a sua juventude, concorrência com a Microsoft (chega a acusá-la de não oferecer os melhores produtos: “Não tem espírito, Microsoft é como Mc Donald’s.”) e a sua visão sobre como a internet seria determinante para o futuro.

Na época da entrevista, ele estava em um intervalo fora da Apple. Havia praticamente sido expulso, mas desenvolveu um software em sua nova empresa, a Next. Vendeu a Next para a Apple e retornou ao seu comando, quando a companhia estava à beira da falência.

Revitalizou e transformou a Apple, tornando-a hoje o que você já conhece. E por que você, investidor, deve assistir a entrevista? Pois o espírito empreendedor e a visão de longo prazo (do que seria a web), devem ser sempre o seu norte no mundo dos investimentos. Aprenda com um dos maiores gênios e empreendedores de todos os tempos.

Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Levante Ideias - Wall Street

O filme conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Quando ele encontra o bilionário Gordon Gekko (Michael Douglas), faz de tudo para que ele seja o seu cliente. Por isso, revela que a empresa em que o seu pai trabalha ganhou um processo. Como ninguém sabe disso, as suas ações logo irão se valorizar.

A partir de então, Bud deixa a ética de lado e faz de tudo para enriquecer.

Uma lição valiosa: não é segredo para ninguém que as corretoras precisam pagar as suas contas. Agora, a forma como isto é feito e quais são as artimanhas utilizadas, devem ser sempre avaliadas com cautela.

Confira

eBook – Como Começar a Investir

Top 10 livros para investidores curiosos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »
Levante Ideias - Jair Bolsonaro
E eu com isso

Trocas na Esplanada

Nos corredores do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, crescem cada vez mais os rumores de que o presidente Bolsonaro terá de realizar novas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel