O que significa os códigos das ações?

O Que Significa Os Códigos Das Ações?

Para quem é novo no mercado financeiro, os códigos das ações podem parecer uma incógnita, mas cada letra e número tem um significado. 

Essa é uma informação muito importante para quem deseja entrar no mundo dos investimentos. 

Por isso, continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto!

Composição dos códigos das ações

Antes de entender o significado dos tickers ─ os códigos ─, é importante você ter em mente os dois principais tipos de ações negociadas na Bolsa:

  • ações preferenciais (PN): dão direito de receber dividendos de forma preferencial, mas não a voto em assembleia;
  • ações ordinárias (ON): o comprador tem direito de votar em assembleias e de receber dividendos, mas de forma não preferencial.

Os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número. Por exemplo, AZUL4, BBAS3, VALE3 e MGLU3

O significado deles difere de acordo com o tipo de ativo e mercado em que o ativo está inserido. 

Mercado à vista

No mercado à vista, o comprador efetua o pagamento no momento em que está adquirindo a ação. Nesse contexto, as letras estão relacionadas à empresa representada pelo ticker. 

Os números, que vêm sempre no final dos códigos das ações, mostram o tipo de papel que a ação representa:

  • 1 – direito à subscrição de uma ON: quer dizer que você tem preferência para comprar uma ação ordinária, de uma empresa da qual já é acionista, com prazo e preço predeterminados;
  • 2 – direito à subscrição de uma PN: a mesma situação acima, porém agora se tratando de uma ação preferencial;
  • 3 – ação ordinária;
  • 4 – ação preferencial;
  • 5, 6, 7 e 8 – PNs de classes diferentes: algumas ações preferenciais podem ser divididas em classes para mostrar algumas particularidades. O código 5 indica ações classe A. O 6, ações de classe B. E assim por diante, até chegar à classe 8.. Para saber o significado de cada, é preciso olhar o estatuto da empresa.

Mercado fracionário

O mercado fracionário é aquele em que os ativos são negociados em lotes menores do que 100 ações. Dessa forma, é possível adquirir entre 1 e 99 papéis. 

O significado dos códigos segue a mesma lógica do mercado à vista, com a diferença de que, após o número, terá a letra F, indicando que esse ativo está sendo negociado no mercado fracionário.

Mercado a termo

O mercado a termo é aquele em que ocorrem operações nas quais o comprador adquire ações que serão pagas posteriormente à data da negociação.

Os códigos das ações seguem o mesmo padrão do mercado à vista, com a diferença de que haverá a letra T após o número.

Se você nunca investiu em ações, mas quer ingressar nesse mercado, precisa conhecer a série As Melhores Ações, da Levante Ideias. Nela, o analista Flávio Conde, com mais de 30 anos de experiência monitorando a Bolsa de Valores, dá os melhores insights para você investir com segurança e buscar ótimos retornos. Adquira já!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.