O que são títulos pós fixados e prefixados?

O Que São Títulos Pós Fixados e Prefixados?

Você sabe o que são títulos pós fixados e prefixados? Quando se trata de investir em títulos públicos, por meio do Tesouro Direto, é essencial entender a diferença entre esses dois tipos. 

Afinal, a remuneração e a forma como ela se dá mudam de um para o outro. 

Saber quando e de que maneira os juros dos títulos, por exemplo, serão pagos é fundamental para que você faça um melhor  planejamento da sua carteira de investimentos. 

Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Afinal, o que são títulos pós fixados e prefixados?

Antes de explicar, de fato, o que são títulos pós- fixados e prefixados, é preciso fazer uma breve explicação sobre como funciona o investimento no Tesouro Direto.

O Governo Federal faz a emissão de títulos de dívida pública para fazer o financiamento de projetos e afins. Esses projetos podem ser voltados à infraestrutura, à educação, à saúde, entre outros.

Esses títulos são negociados, atualmente, em um programa criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3, o Tesouro Direto. Hoje em dia, qualquer investidor tem acesso aos títulos públicos. Antigamente, apenas era possível investir neles por meio de Fundos de Renda Fixa.

Em suma, quando um investidor compra um título público no Tesouro Direto, ele se torna um credor do Governo. O retorno desse investimento será o valor de aplicação + os juros acumulados e as devidas correções. A depender da data de vencimento ou do momento de resgate do título, além, é claro, de seu modelo,  a rentabilidade pode ser maior ou menor. 

E é aqui, investidor, que se faz necessário explicar o que são títulos pós-fixados e prefixados — além dos híbridos.

Antes de continuarmos, vale dizer que todos os títulos possuem liquidez diária (D+1). Ou seja, o dinheiro cai na conta do investidor no dia útil seguinte ao pedido de resgate.

Título pós-fixado

Nos títulos pós-fixados, você saberá, no momento da compra, como será realizada a remuneração. 

Eles acompanham um indexador, fazendo com que a remuneração fique atrelada a ele.

Os critérios de pagamento são bem definidos, mas apenas quando for feito o resgate será possível saber o valor, dado que os indexadores variam com o tempo.

Exemplo de título pós-fixado: Tesouro Selic (LTN).

Título prefixado

Nesse caso, todas as informações são previamente estabelecidas — inclusive o valor de remuneração. 

Entretanto, caso se queira obter o retorno definido no início da aplicação, é necessário que ela seja mantida até o vencimento. Caso contrário, pode-se obter um retorno tanto maior quanto menor que o previsto.

Exemplos de títulos prefixados: Tesouro Prefixado (LTN) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F).

Títulos híbridos

Os títulos híbridos carregam uma parcela dos dois tipos anteriores.

Uma parte de sua remuneração é predefinida, ou seja, você sabe o valor dela no momento da aplicação. A outra parte, porém, é atrelada à inflação (ao IPCA).

Vale dizer que esses títulos são os únicos que garantem ganho real – acima da inflação. A parte atrelada ao IPCA faz com que essa rentabilidade real seja assegurada, não permitindo que o investimento como um todo seja corroído por uma possível alta da inflação, por exemplo. 

Como montar uma estratégia de investimentos no Tesouro Direto?

Em geral, investir no Tesouro Direto, ou seja, em títulos públicos, é bastante seguro.

Ademais, esse tipo de aplicação pode compor a carteira de qualquer perfil de investidor

O que vai mudar é a forma como você irá montar a sua estratégia para se beneficiar diante do cenário macroeconômico. E, é claro, a porcentagem de sua carteira que você investirá em diferentes títulos.

A série Tesouro Direto Levante, de Rafael Bevilacqua, Estrategista-chefe da Levante Ideias, tem por objetivo identificar as movimentações dos cenários brasileiro e internacional para aproveitar as melhores oportunidades de ganho que surgirem nos títulos públicos. 

É uma maneira estratégica e direta de lucrar com a renda fixa. 

Depois de saber o que são títulos pós fixados e prefixados, chegou o seu momento de começar a investir em títulos com liquidez diária garantida pelo Governo Federal.

Conheça a série Tesouro Direto Levante!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.