melhores tipos de investimentos

Conheça os melhores tipos de investimentos e como funcionam

Você sabe quais são os melhores tipos de investimentos? Conhecer o mercado e os produtos financeiros é fundamental para garantir que seu dinheiro tenha um melhor rendimento. 

Para isso, é importante que você conheça o seu perfil como investidor e entenda o cenário econômico, de modo a discernir qual será o ideal para você e o seu momento de vida.

Neste artigo, você vai aprender a identificar o seu perfil e entenderá qual o melhor investimento que você pode fazer na atual conjuntura econômica, de modo a atender a suas expectativas e necessidades. Em seguida, vamos apontar os melhores tipos de investimentos para os diferentes perfis.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Conheça os perfis de investidor

Há três perfis de investidor: o conservador, o moderado e o agressivo. Vamos explicar as características de cada um deles. Confira!

Conservador

Esse tipo de investidor se preocupa com a segurança das suas aplicações e tem uma baixa tolerância ao risco. Por isso, ele prefere investimentos que tragam um retorno financeiro menor, mas que são menos arriscados — o importante, para ele, é não perder dinheiro com suas aplicações.

Moderado

Já o investidor de perfil moderado tem uma tolerância média para riscos. Isso quer dizer que ele preza pela segurança, mas também busca por investimentos mais rentáveis, mesmo que possam oferecer algum risco.

Agressivo

Já o investidor agressivo tem uma alta tolerância a riscos, preferindo investimentos mais rentáveis a longo prazo. Ele entende que as perdas a curto prazo são naturais para que ele possa obter um retorno maior depois.

É importante ressaltar que ser agressivo é diferente se ser inconsequente. Pelo contrário: o investidor agressivo geralmente tem grande conhecimento do mercado financeiro, o que, em alguns casos, permite que ele assuma alguns riscos sem obter grandes prejuízos.

Ficou em dúvida sobre qual é o seu perfil de investidor? A maioria das corretoras de investimento disponibiliza um teste online gratuito para que você possa identificar o seu perfil antes mesmo de abrir a conta!

Veja quais são os melhores tipos de investimento

Para identificar os melhores tipos de investimento, é preciso entender o cenário econômico atual.

Com a taxa básica de juros mais baixa no Brasil, investimentos de renda fixa — os preferidos dos investidores conservadores — se tornam pouco vantajosos. A poupança, um dos produtos financeiros favoritos de 88% dos brasileiros, segundo a ANBIMA, é um dos recursos menos rentáveis.

Investir em ações e fundos imobiliários, que pagam dividendos e se valorizam ao longo do tempo, se torna uma alternativa interessante para quem busca maior rentabilidade. Abaixo, listamos os melhores tipos de investimentos para os próximos meses. Confira!

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos investimentos ideais para os perfis conservadores: é o investimento mais seguro do Brasil — já que o Governo Federal é o emissor — e permite aplicações de até R$ 30,00; ou seja: praticamente qualquer pessoa pode começar a investir. Trata-se de uma das melhores opções de renda fixa, especialmente por conta da sua rentabilidade.

O investidor pode optar pelo Tesouro Prefixado ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, Tesouro IPCA e Tesouro Selic. Tudo dependerá dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

2. CDB

Já o CDB — Certificado de Depósito Bancário — é um título de renda fixa emitido pelos bancos para captar recursos. Em outras palavras, é como se o investidor emprestasse dinheiro para o banco.

Trata-se de um investimento muito seguro, já que a instituição financeira é garantida pelo FGC — Fundo Garantidor de Crédito —, que, em casos críticos, pode cobrir a dívida do banco com seus investidores. Isso faz desta uma ótima opção para o investidor conservador. Lembrando que o investimento só é vantajoso quando possuir uma rentabilidade de pelo menos 100% do CDI.

3. Ações

Já as ações são excelentes alternativas de investimento para quem já tem um pouco mais de experiência no mercado financeiro, sendo ideais para os três tipos de perfis, uma vez que existem ações mais seguras para se investir do que em outras. Por exemplo, uma ação do Itaú é mais segura e conservadora do que uma ação de uma empresa menos consolidada e lucrativa. Vale ressaltar que as porcentagens investidas por um indivíduo conservador, moderado e agressivo serão diferentes nesse tipo de investimento.

Como funciona? As ações são uma fração do capital social de uma empresa. Isso quer dizer que o investidor que compra ações se torna um sócio, de modo que ele assume riscos, mas também tem participação nos lucros — e prejuízos.

4. Fundos imobiliários

Já os fundos imobiliários são outra excelente alternativa de investimento, já que essa aplicação financeira muitas vezes remunera mais que a taxa básica de juros do Brasil só com os dividendos. São caracterizados por grupos de investidores que desejam aplicar parte dos seus recursos em negócios imobiliários, sejam eles locação, arrendamento, venda de imóveis e outras atividades ligadas ao setor imobiliário.

São uma excelente alternativa para os três tipos de investidores, que se beneficia das vantagens de investir nesse setor, mas não assume o risco da compra de um imóvel.

5. Small Caps

As Small Caps são um outro tipo de investimento em ações. Geralmente, quando o investidor começa a aplicar seus recursos neste produto financeiro, ele opta por grandes empresas de capital aberto.

No entanto, também é possível investir em companhias menores, que podem proporcionar ótimas oportunidades — apesar de oferecerem menor liquidez na bolsa brasileira. Essas empresas são chamadas de Small Caps. Apesar de menores, elas podem ter excelente gestão e lucratividade, o que é ótimo para o investidor. Deve-se ressaltar que as Small Caps são empresas que possuem um grande potencial de valorização, uma vez que seu valor de mercado é menor de 3 bilhões de reais, enquanto que o Itaú, por exemplo, vale mais de 260 bilhões. Portanto uma Small Cap tem uma capacidade maior de se multiplicar.

É claro que os melhores tipos de investimento são aqueles que estão de acordo com as expectativas, necessidades e momento de vida de cada um. Além disso, a experiência com o mercado financeiro é outro elemento que contribui muito para o rendimento, não importando onde estão aplicados os recursos financeiros.

Por isso, conforme explicamos no início deste texto, é muito importante que você aprenda a identificar o seu perfil como investidor antes de se aventurar no mercado financeiro.

Ainda assim, há inúmeros produtos financeiros muito seguros e que apresentam boa rentabilidade e liquidez. Isso permite não apenas que o seu dinheiro seja protegido da inflação, mas que você efetivamente lucre com os seus investimentos a médio e longo prazo.

Gostou do nosso conteúdo sobre os melhores tipos de investimento? Então, saiba o que são e como funcionam os simuladores de investimentos e aprenda a identificar a melhor opção para você!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »
Levante Ideias - Jair Bolsonaro
E eu com isso

Trocas na Esplanada

Nos corredores do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, crescem cada vez mais os rumores de que o presidente Bolsonaro terá de realizar novas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel