O que são e como funcionam os simuladores de investimentos?

Se você tem algum dinheiro na poupança, mas está cansado de ver que ele não está rendendo quase nada, é fundamental que você aplique ele em alguma opção que esteja mais adequada aos seus objetivos. Pensando nisso, alguns bancos e instituições independentes criaram os simuladores de investimentos.

Estas ferramentas são opções para quem ainda não conhece muito bem as alternativas do mercado financeiro e quer primeiro comparar os melhores investimentos. Mas desde já deixamos um alerta: nada substitui a análise de especialistas como a Levante. Por isso, conte sempre com as nossas ideias de investimentos.

=> BAIXE O MANUAL PARA SABER COMO ESCOLHER A CORRETORA

A parte boa é que a maior parte dos simuladores online de investimentos estão disponíveis em plataformas gratuitas das corretoras e/ou bancos onde você já deve ter conta.

Como funcionam os simuladores de investimentos?

Os simuladores nada mais são do que serviços online que te ajudam a entender a sua realidade financeira. Com eles, você conhecerá melhor as opções de produtos que cabem (ou não) no seu bolso e que estão mais de acordo com o seu perfil de investidor.

É como se fosse uma consultoria virtual e prática para investidores iniciantes que ainda estão em dúvida sobre por onde começar. Esse tipo de ferramenta é capaz de reproduzir o funcionamento do mercado praticamente em tempo real e ajuda na simulação de diferentes tipos de investimentos, como renda fixa, Tesouro Direto e fundos.

Essa ferramenta virtual pode ser encontrada em sites e aplicativos e efetua o cálculo da rentabilidade de acordo com os fatores abaixo:

  • quantia desejada para investimento
  • prazo pelo qual você está disposto a deixar o dinheiro rendendo
  • percentual bruto de rentabilidade, segundo o índice financeiro que incidirá no investimento que foi escolhido
  • percentual líquido da rentabilidade
  • desconto do Imposto de renda (caso tenha incidência)

Depois de avaliar as informações acima, o simulador vai apresentar a expectativa de resgate bruto e líquido. Atenção: você somente terá os rendimentos apresentados se investir e fizer o resgate nas datas informadas.

Como faço para usar o simulador?

Para usar os simuladores, primeiro você precisará fazer um cadastro na plataforma escolhida e responder a algumas perguntas rápidas sobre investimentos. Com o seu perfil já definido, o serviço poderá dar uma indicação mais direta e objetiva de acordo com as suas respostas.

Desta forma, você poderá começar a simular os lucros futuros nos diferentes tipos de aplicações disponíveis, de acordo com os seus objetivos e os valores que você tem à disposição para investir.

Hoje em dia, existem diversas opções de simuladores na internet, então pesquise na sua corretora ou banco e veja se as opções disponíveis por lá atendem ao seu perfil. Se você é mais aberto a riscos, é interessante ter na busca opções de renda variável, como ações. Já se o seu perfil é mais conservador, é fundamental que existem opções de renda fixa que apresentem mais segurança e menos oscilações.

Como funcionam os simuladores online de renda fixa?

O simulador de investimentos em renda fixa permite que sejam filtradas as alternativas de investimentos por categoria, rentabilidade, emissor, prazo e valor do investimento mínimo. Com isso, você conseguirá visualizar a rentabilidade esperada conforme as opções disponíveis.

Em muitos dos casos, é possível também comparar opções de renda fixa com a poupança. Assim, fica fácil ver o quanto o rendimento da poupança é pequeno perto das outras opções que existem no mercado. E como renda fixa podemos citar as LCIs, LCAs e CDBs.

Há também as opções específicas de simulação de títulos do Tesouro Direto, tanto em corretoras quanto no próprio site do Tesouro.

Em qualquer um dos casos citados acima, você poderá escolher o prazo, o aporte mensal (ou único, se for o caso) e ver qual será a rentabilidade.

E os simuladores de renda variável?

Nestes casos, são usados os históricos de rentabilidade de cada ativo para a elaboração de projeções futuras ou também de valores que teriam sido ganhos se você tivesse investido em determinado tipo de ação ou ETF que acompanha um determinado índice.

Aqui, aproveitamos para fazer um adendo importante: nunca se esqueça que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Tenha sempre em mente que isso pode variar e que não necessariamente os ganhos serão constantes, ok?

 

Por tudo isso que falamos acima, podemos afirmar que os simuladores de investimentos são ferramentas úteis para a tomada de decisão sobre qual ativo está mais próximo do seu perfil de investidor. No entanto, uma análise mais apurada feita por especialistas como os da Levante também é importante na tomada final de decisão.

Analisar bem cada aplicação usando esse tipo de ferramenta é a chave para a tomada de boas decisões. Tenha em mente que é preciso formar uma carteira de acordo com seus objetivos e prazos. Com isso em mente, use os simuladores de investimentos e também conte com a ajuda da Levante para ir em frente na construção do seu patrimônio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel