Warnock, Senador Georgia - E Eu Com Isso

Vitória democrata

O segundo turno para a eleição do Senado no estado americano da Georgia trouxe algumas novidades. Uma delas foi a eleição do democrata Raphael Warnock. Pastor batista, Warnock é o primeiro senador afro-americano a ser eleito por um estado do Sul. Outra é a virtual vitória do também democrata Jon Ossoff, que concorre com David Perdue, republicano histórico e apoiador incondicional de Trump.

Se a vitória de Ossoff for confirmada, os democratas ganham também a maioria senatorial. No caso de empate, o voto de Minerva é do presidente do Senado. Pela lei, o cargo pertence ao vice-presidente americano, no caso a democrata Kamala Harris. Além do Senado, os democratas já têm a liderança da Câmara dos Deputados e do Executivo. Isso que garante uma aprovação mais fácil para as políticas de Biden, apesar de muitas de suas propostas, como as mudanças em impostos, exigirem uma maioria qualificada.

Qual o impacto dessa eleição sobre os mercados? Em um primeiro momento, os contratos futuros do índice americano Nasdaq recuaram cerca de 2 por cento, devido à baixa das ações das gigantes de tecnologia. No pré-mercado, as cotações de empresas como Apple, Amazon, Microsoft e Alphabet, controladora do Google, recuaram entre 1,9 por cento e 2,4 por cento. A causa é a preocupação dos investidores com relação ao que os democratas poderão fazer para conter o poder das “big techs”. Em 2016, a campanha de Donald Trump foi bastante beneficiada pelo uso das redes sociais e de ferramentas tecnológicas para influenciar a decisão dos eleitores. Por isso, há expectativas de um endurecimento da legislação e até da possibilidade de o governo americano atuar para quebrar os monopólios do setor, algo mais fácil de ser aprovado com o comando democrata nas duas casas do Parlamento.

Já o cenário para as commodities promete ser mais positivo. Um dos pilares da política de Trump foi a redução do governo. Os democratas devem ir na direção contrária. Biden e seus assessores já vêm falando de amplos pacotes para reconstruir a infraestrutura americana, que há tempos vem dando sinais de fadiga. Além da modernização de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos melhorar o ambiente de negócios, realizar obras públicas é uma ferramenta econômica clássica para aumentar o emprego e a renda. Como essas decisões são mais fáceis de serem aprovadas no Senado, é bastante provável que os Estados Unidos passem a consumir mais aço, o que eleva as cotações do minério de ferro, um dos principais produtos da pauta exportadora brasileira.

E Eu Com Isso?

Apesar de uma vitória democrata ser considerada um evento ruim para o mercado devido à postura menos “pró-negócios” da atual oposição americana, o controle democrata no Senado poderá ser benéfico para as ações das empresas de commodities, devido à expectativa de aumento dos gastos públicos com as obras de infraestrutura nos Estados Unidos. Nos primeiros momentos desta quarta-feira, os contratos futuros do Ibovespa estão em alta de 0,4 por cento, ao passo que os contratos futuros do índice americano S&P 500 recuam 0,1 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Ano começa em alta.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.