Bandeiras dos EUA e da Georgia - E Eu Com Isso Levante

Segundo turno nos EUA

Nesta terça-feira (5) começa o que, na prática, é um segundo turno das eleições americanas. Ao contrário do que ocorre no Brasil, nos Estados Unidos não há uma legislação eleitoral unificada. Cada um dos 50 Estados define as próprias regras. Em geral, as normas são uniformes, mas há algumas exceções. É o caso da Georgia. Para representar o estado sulista no Senado, o candidato tem de ter mais de 50 por cento dos votos, e isso não ocorreu em novembro. Agora, começa hoje uma nova eleição.

Os candidatos são quatro. Os dois senadores que buscam a reeleição são republicanos. Um deles é David Perdue, de 70 anos. Ex CEO da empresa de artigos esportivos Reebok, Perdue é um dos apoiadores de Donald Trump mais antigos e fiéis, e permanece leal ao presidente até agora. Ele concorre com o democrata Jon Ossoff, de 33 anos, que tem uma carreira ligada à luta pelos direitos civis, já trabalhou no Congresso e é controlador de uma produtora de documentários. Ossoff inovou na campanha, divulgando suas propostas no Snapchat e no TikTok.

A outra senadora republicana que busca a reeleição é Kelly Loeffler, proprietária de uma das maiores fortunas do Senado e dona de um time de basquetebol feminino. Novata na casa, ela foi nomeada pelo governador da Georgia em dezembro de 2019 quando um dos senadores do estado renunciou. Loeffler é uma crítica feroz do Black Lives Matter. Seu concorrente é o reverendo Raphael Warnock, um pastor batista de Atlanta. Martin Luther King pregou em sua igreja. Warnock é ligado aos direitos civis e foi, ao lado da ativista Stacey Abrams, um dos fundadores da organização New Georgia Project, que estimula os afro-americanos a votar.

A polarização que marcou a sociedade americana estará reproduzida, em menor escala e com mais intensidade, na eleição que começa nesta terça-feira. E seu resultado será fundamental para o comportamento dos mercados, pois é essa eleição que definirá a maioria no Senado. Os democratas precisam conquistar as duas vagas da Georgia para controlar a casa. Se levarem apenas uma das vagas, o controle do Senado permanecerá com a oposição republicana.

Com dois senadores democratas eleitos pela Georgia, ficará mais fácil para o presidente eleito Joe Biden implantar suas propostas de estímulo econômico. Se isso ocorrer, as perspectivas são de um dólar mais fraco e preços das commodities em alta, o que beneficia países exportadores como o Brasil. No caso de manutenção do controle pela oposição republicana, a avaliação é de um poder mais balanceado – os democratas já controlam a Câmara dos Deputados – o que representará um orçamento americano mais equilibrado, com vantagens para as grandes empresas e as líderes no setor de tecnologia.

Indicadores I

Em 2020 foram vendidos 2,06 milhões de veículos, queda de 26,2 por cento em relação a 2019, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O resultado foi melhor do que a projeção, que era de uma queda de 31 por cento nas vendas, e foi comparável à baixa de 26,6 por cento registrada em 2015. As vendas em dezembro cresceram 8,4 por cento em relação a novembro, mas estão 7,1 por cento abaixo do resultado de dezembro de 2019. A projeção é de venda de 2,5 milhões de veículos em 2021.

Indicadores II

Os preços da indústria subiram 1,39 por cento em novembro de 2020 frente a outubro, quando o índice havia registrado a maior alta da série histórica, avançando 3,41 por cento. A inflação na indústria em novembro foi a menor em cinco meses, mas o indicador registra dezesseis altas consecutivas e elevações históricas nos acumulados do ano (18,92 por cento) e dos últimos 12 meses (19,69 por cento). Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP mede a variação dos preços de produtos na porta da fábrica, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Índice Bovespa começam o dia com uma leve alta, ao passo que os contratos futuros do índice americano S&P 500 abrem em queda. O dia será marcado por volatilidade, com os investidores atentos aos sinais da eleição na Georgia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: AB Inbev reduz endividamento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.