Levante Ideias - Ponto Frio

Via Varejo (VVAR3): oferta de ações pode estar a caminho

A Via Varejo está preparando uma oferta subsequente de ações (follow-on) para captação primária de cerca de 5 bilhões de reais, segundo notícia veiculada na mídia. 

A oferta poderia ser colocada de pé ainda em maio enquanto a companhia planeja aproveitar a alta de suas ações e os resultados que têm obtido em vendas durante a quarentena.

Sobre uma potencial oferta de ações, o presidente da empresa, Roberto Fulcherberguer, CEO, disse em uma conferência no fim de abril que “não é segredo que a empresa vinha pensando numa capitalização”. Apesar disso, ele complementou que a empresa já tinha um orçamento sem considerar captação.

A companhia afirmou através de fato relevante que “está atualmente avaliando a possibilidade de lançamento de uma oferta subsequente de ações”.

As captações da Magazine Luiza (MGLU3) e da B2W (BTOW3), pares do setor, foram importantes para ambas as companhias. A Via Varejo confirmou que está estudando realizar uma oferta de ações. Apesar de o momento atual não ser o ideal para uma captação de recursos, esperamos impacto positivo para as ações de Via Varejo (VVAR3) no curto prazo, pois a empresa resolveria a preocupação com o nível de endividamento e posição de liquidez.

Considerando que a dona do Ponto Frio e das Casas Bahia encerrou a última quinta (7) com o valor de mercado de 12,7 bilhões, a possível oferta de ações de 5 bilhões de reais seria de fato significativa. 

A Via Varejo tem um vencimento relevante de dívida corporativa, uma nota promissória, no valor de 1,5 bilhão em setembro de 2020.

A discussão em torno de uma oferta de ações do grupo já vinha desde janeiro, antes da atual crise gerada pela pandemia, e a expectativa era de que a operação seria concluída já no primeiro trimestre.

Os follow-ons realizados por Magazine Luiza (MGLU3) e B2W (BTOW3) reduziram significativamente suas respectivas alavancagens, medidas por meio do múltiplo Dívida Líquida/Ebitda 12 meses. Hoje, a Via Varejo detém a maior alavancagem do setor, com relação dívida líquida/Ebitda de 0,46x.

Com o surgimento da pandemia, o papel chegou a atingir a mínima de 4,10 reais no dia 03 de abril. De lá para cá, animadas por declarações de seu CEO sobre os avanços do e-commerce da companhia em meio ao fechamento das lojas físicas, as ações da Via Varejo recuperaram grande parte da queda recente. 

Considerando o preço de fechamento da última quinta (7), já são impressionantes 137,6 por cento de alta desde a mínima recente no início de abril.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Via Varejo (VVAR3): Desempenho de vendas e aquisição de empresa de logística (ASAPLog)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.