A dona das marcas Casas Bahia e Ponto, a Via (VVAR3), uma das maiores plataformas de e-commerce do país, está antecipando seu plano de internacionalização por meio da parceria com a uruguaia Noc Noc.
A parceria faz parte do projeto CBT (Cross Border Trading – algo como “Comércio além da Fronteira” em tradução livre), que permitirá à Via oferecer produtos fabricados fora do Brasil dentro de sua plataforma de marketplace.
A Noc Noc já realiza o câmbio de moedas, cuida dos impostos, da logística e entrega entre países em plataformas de e-commerce, prestando serviços inclusive para varejistas como Petz (PETZ3), Mobly (MBLY3) e até Mercado Livre (MELI34).
A parceria permitirá à Via acoplar mais 50 mil produtos já no início, ampliando o seu sortimento de mais de 24 milhões de itens.
A Noc Noc deve ficar com cerca de 12% de tudo que for gerado de venda na plataforma da Via, dentro do sortimento internacional.
Portanto, a expectativa é que o sortimento aumente rapidamente, podendo chegar a mais de 500 mil itens até o fim do ano e superar a casa dos milhões nos próximos anos.
A companhia passa a oferecer o modelo de fulfillment para seus parceiros (lojistas/sellers) de sua plataforma.
Ou seja, o serviço logístico completo desde a retirada, armazenamento, controle e entrega dos produtos, dando mais um passo para fechar a lacuna operacional com seus principais concorrentes.
E Eu Com Isso?
O avanço no sortimento internacional acelera o foco no crescimento de vendas no marketplace, o chamado 3P.
Apesar de um volume de receita muito menor que a venda de produtos próprios, esse movimento possui margens maiores a princípio e gera um fluxo de compradores muito maior.
Por fim, se bem executada, o sortimento internacional pode superar a variedade de produtos oferecidos no mercado doméstico.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—