Levante Ideias - Braskem

Venda fatiada da Braskem

Veicula-se que a Novonor (ex-Odebrecht), controladora da petroquímica Braskem (BRKM5), tenha aceitado flexibilizar a venda de sua participação de maneira fatiada.

A ideia inicial era de uma venda em um único bloco, com a compradora arrematando os 38,3% do capital total da Novonor (50,1% do capital de controle).

A Braskem possui operações no México, EUA e Alemanha, além de sua maior operação no Brasil. A Novonor analisará as propostas por blocos de ativos da Braskem e, caso avalie ser mais vantajoso, poderá mudar o processo para venda fatiada de sua participação.

E Eu Com Isso?

A mudança no formato da venda irá gerar maiores dificuldades para concluir o desinvestimento da Novonor na petroquímica e, em consequência, no plano de venda da Petrobras (PETR3/PETR4), a detentora da outra fatia majoritária na companhia.

Com isso, enxergamos uma reação negativa para as ações da Braskem (BRKM5) no curto prazo, diluindo a expectativa e afastando os investidores que estavam à espera da venda em formato único, ou seja, participação da Novonor na Braskem.

O ponto principal é que o fatiamento terá que ser discutido entre a Novonor e a Petrobras, tornando mais complexa toda a operação, podendo adiar a conclusão do processo.

No formato anterior, ambas as controladoras poderiam seguir com o processo de maneira separada, ou a Petrobras poderia ofertar sua participação nas mesmas condições.

Por outro lado, o fatiamento poderá atrair o interesse de mais investidores, acirrando a disputa pelos ativos e aumentando o valor total da venda das operações da Braskem que, neste caso, será mais favorável apenas aos controladores (Petrobras e Novonor) que detém participação relevante.

A nossa leitura é que, embora a Novonor consiga emplacar com maior probabilidade a venda de sua participação na companhia, o fatiamento da venda pode tornar a Braskem menor, com menos operações em seu guarda-chuva, e não necessariamente em condição também favorável aos minoritários, com o tag along (condição de venda igual para todos os minoritários em caso de troca de controle) podendo não ser acionado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Novonor estende prazo de venda da Braskem.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.