Veicula-se que a Novonor (ex-Odebrecht), controladora da petroquímica Braskem (BRKM5), tenha aceitado flexibilizar a venda de sua participação de maneira fatiada.
A ideia inicial era de uma venda em um único bloco, com a compradora arrematando os 38,3% do capital total da Novonor (50,1% do capital de controle).
A Braskem possui operações no México, EUA e Alemanha, além de sua maior operação no Brasil. A Novonor analisará as propostas por blocos de ativos da Braskem e, caso avalie ser mais vantajoso, poderá mudar o processo para venda fatiada de sua participação.
E Eu Com Isso?
A mudança no formato da venda irá gerar maiores dificuldades para concluir o desinvestimento da Novonor na petroquímica e, em consequência, no plano de venda da Petrobras (PETR3/PETR4), a detentora da outra fatia majoritária na companhia.
Com isso, enxergamos uma reação negativa para as ações da Braskem (BRKM5) no curto prazo, diluindo a expectativa e afastando os investidores que estavam à espera da venda em formato único, ou seja, participação da Novonor na Braskem.
O ponto principal é que o fatiamento terá que ser discutido entre a Novonor e a Petrobras, tornando mais complexa toda a operação, podendo adiar a conclusão do processo.
No formato anterior, ambas as controladoras poderiam seguir com o processo de maneira separada, ou a Petrobras poderia ofertar sua participação nas mesmas condições.
Por outro lado, o fatiamento poderá atrair o interesse de mais investidores, acirrando a disputa pelos ativos e aumentando o valor total da venda das operações da Braskem que, neste caso, será mais favorável apenas aos controladores (Petrobras e Novonor) que detém participação relevante.
A nossa leitura é que, embora a Novonor consiga emplacar com maior probabilidade a venda de sua participação na companhia, o fatiamento da venda pode tornar a Braskem menor, com menos operações em seu guarda-chuva, e não necessariamente em condição também favorável aos minoritários, com o tag along (condição de venda igual para todos os minoritários em caso de troca de controle) podendo não ser acionado.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—