Levante Ideias - Petrobras

Venda da Petrobras

No mesmo dia em que foi anunciado mais um novo ajuste de alta nos preços do diesel e da gasolina para as distribuidoras, o governo voltou a circular a informação de que estuda privatizar a gigante petroleira do mercado brasileiro.

Em entrevista pela manhã, o presidente Bolsonaro afirmou que a venda da Petrobras (PETR3/PETR4) havia “entrado no radar” e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) reforçou a mensagem ao admitir que existem estudos preliminares sobre a desestatização da companhia.

A ideia ventilada pelo Executivo seria nos mesmos moldes da privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), com a diferença de que não haveria capitalização da parte privada, mas sim venda da participação do governo (a União venderia ações de seu controle em quantidade suficiente para ceder a posição de acionista majoritário para a iniciativa privada).

Há também rumores sobre a entrada da companhia no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da B3.

Algumas travas, porém, seriam incluídas no projeto, como a limitação máxima de 10% do capital a cada acionista ou bloco de acionistas e uma golden share que conferiria o direito de o governo vetar decisões estratégicas e indicar o presidente (ou CEO) da empresa.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez coro às falas do presidente e indicou que a privatização da Petrobras seria condição para evitar que ela não valha “mais nada” em 30 anos. Segundo o economista, apenas a entrega do controle ao setor privado poderia tornar a companhia competitiva em um cenário de novas matrizes energéticas.

Na noite desta segunda-feira (25), a companhia comunicou ao mercado que entrou em contato com o governo para apurar, com mais detalhes, a existência ou não de estudos sobre possível venda de ações da companhia – assim como qualquer outro estudo que implique em divulgação de fato relevante, nos moldes da Resolução CVM 44/2021.

Investidores, por sua vez, receberam bem a notícia e impulsionaram as ações preferenciais da Petrobras para a maior alta do Ibovespa no pregão de ontem (6,84%).

E Eu Com Isso?

Sem dúvidas, o ensaio de privatização articulado pelo governo é positivo para as ações da companhia e para o mercado como um todo, mas parece ainda muito distante e incipiente – em termos de formulação de um projeto viável, tanto do ponto de vista econômico quanto político.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras divulga relatório de produção e vendas do 3T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.