Levante Ideias - Petrobras

Petrobras divulga relatório de produção e vendas do 3T21

A Petrobras (PETR4/PETR3) divulgou, na noite desta quarta-feira (20), seu Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre de 2021. O resultado veio modesto, com uma produção inferior e um volume de vendas com leve crescimento.

A produção total de óleo e gás atingiu 2,830 milhões de barris equivalentes de petróleo (Mboed) por dia no trimestre, um recuo de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado e um aumento de 1,2% em relação ao 2T21.

O destaque no resultado foi o pré-sal, que já é responsável por 71% da produção total da estatal, vs 67% no 3T20. O avanço na produção do pré-sal foi de 1,35% em relação ao 3T20 e de 3,3% em relação ao 2T21, impulsionados pela maior média de produção do trimestre do FPSO P-70 (campo de Atapu) e a entrada em operação do FPSO Carioca, na bacia de Santos.

A unidade será a maior plataforma em operação no Brasil em termos de complexidade, com capacidade para processar até 180 Mbpd de óleo e 6 milhões de m3 de gás natural.

No pós-sal, a produção foi de 501 Mbpd, queda de 13,8% em relação ao 3T20, devido a perdas por paradas de manutenção e ao declínio natural dos reservatórios.

Ademais, a produção em terra e águas rasas teve a maior queda, de 28% no mesmo período, decorrente também do declínio natural de produção e principalmente do desinvestimento de campos do Polo Rio Ventura, vendidos à 3R Petroleum (RRRP3).

Já a produção de gás natural teve uma queda de 1,5% em relação ao segundo trimestre e de 3,75% vs o terceiro trimestre de 2020, totalizando 520 mil BOE/dia.

A produção de refino se manteve estável (-0,2%) vs o 3T20, contabilizando 1.932 Mbpd. Já o volume total de vendas no mercado interno teve um crescimento de 10,5% no mesmo período, impulsionados pelas vendas de gasolina, diesel e QAV.

Além disso, o fator de utilização total do parque de refino foi de 85%, mesmo número do 3T20 e acima dos 75% do 2T21, quando houve paradas programadas em algumas refinarias.

Em relação às suas vendas consolidadas (mercado interno e externo), a Petrobras registrou um aumento de 0,2% no trimestre contra trimestre, contabilizando 3.164 Mbpd no 3T21.

No mercado interno, houve um aumento de 10,2%, enquanto o externo teve uma queda de 19,7%. Houve um grande aumento na exportação e uma queda na exportação de seus produtos, principalmente da gasolina, explicados pelo aumento das vendas no mercado doméstico.

E Eu Com Isso?

Apesar da queda na produção, vemos como positiva a estratégia da companhia de desinvestir em ativos não estratégicos (campos em terra, águas rasas e pós sal) e investir na exploração e produção em campos no pré-sal, que possui um petróleo de maior qualidade e melhores retornos para a companhia.

Portanto, vemos o resultado predominantemente positivo.

Apesar disso, esperamos uma reação negativa nas ações da companhia por conta do aumento do risco fiscal e político, que tanto influenciam suas ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: 3R e PetroRio querem campos da Petrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.