Valeixo é exonerado e assessores recomendam a Moro sua saída

Após os rumores de que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, estaria de saída do governo caso o diretor-geral da Polícia Federal fosse demitido, a situação parecia controlada no fim do dia com a suposta permanência, temporária, do juiz no cargo, condicionada à permanência de Maurício Valeixo, diretor da PF. 

Hoje pela manhã, no entanto, o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de Valeixo de seu cargo, justificando que foi a pedido do diretor. Moro foi pego de surpresa, uma vez que não teria assinado a exoneração, e convocou entrevista coletiva para às 11h. Como o cargo é de livre nomeação do presidente, a demissão não dependeria da assinatura do ministro. 

Assessores do ministro indicam que Moro deve mesmo deixar o cargo nesta sexta-feira. Após afirmar que estaria desconfortável com interferências políticas em seu ministério, a exoneração parece ter sido a gota d’água para a decisão de deixar o governo. Moro e Valeixo são bastante próximos, devido à Operação Lava Jato. 

Ademais, interlocutores próximos do ministro estão preocupados com o legado que seria deixado se Moro fosse conivente com um suposto afrouxamento das investigações na PF, caso Bolsonaro nomeasse alguém de sua confiança, e também com as recentes negociações do Planalto com o Centrão – prática que o ministro sempre condenou quando atuava como juiz.

Apesar de não ser possível cravar, é muito provável que o ministro deixe o governo. Não existem, nesse momento, justificativas que pesem a favor de sua permanência. O embate com Bolsonaro, ontem, e a exoneração relâmpago de Valeixo deixam bem clara a mensagem enviada pelo presidente: caso for de seu interesse, ele interferirá em órgãos. Diante da frustração com a suposta carta branca dada por Bolsonaro, em 2018, para a execução de seu trabalho, Moro não deve ficar.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Rumores de mudança no governo agitam mercado

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.