À medida que as companhias abertas brasileiras começarem a divulgar seus resultados referentes ao segundo trimestre, os números deverão mostrar que os principais setores listados em bolsa permanecem rentáveis e com boas perspectivas para remunerar seus investidores.
As medidas de restrição para conter a pandemia provocada pelo coronavírus ainda afetam alguns setores. Por exemplo, os shopping centers, que ainda se recuperam do pior das medidas de restrição.
No entanto, a alta dos preços no mercado internacional de commodities e a recuperação dos níveis de atividade nos Estados Unidos e na China devem garantir bons resultados para papéis importantes.
O trabalho da equipe de analistas da Levante Ideias de Investimentos é acompanhar de perto os resultados das empresas e seus prognósticos.
Assim, trazemos nesta edição um panorama do que deve ocorrer com os setores mais relevantes da B3 quando os números do segundo trimestre forem divulgados.
Setores baseados em commodities, como mineradoras, siderúrgicas e empresas de celulose deverão apresentar resultados muito positivos, com uma geração de caixa bastante expressiva.
A maioria das empresas desse setor tem três vantagens. Uma delas é o câmbio favorável. Com o dólar circulando acima de R$ 5 durante quase todo o segundo trimestre, o ganho nominal foi elevado.
A segunda vantagem é que o mercado internacional de commodities permaneceu aquecido durante todo o período, com altas significativas das cotações do minério de ferro, da celulose, do petróleo e de outros materiais básicos.
A terceira vantagem, mais estrutural e duradoura, é que essas companhias vinham, quase todas, em um processo de melhoria de processos e fortalecimento de seus balanços. Isso lhes permite melhorar a chamada alavancagem operacional, em que é possível aumentar a produção e o faturamento sem pressionar exageradamente os custos. Ou seja, um aumento sustentável de produtividade.
Outro setor promissor é o dos bancos.
Após um 2020 complicado, o início das divulgações do trimestre – Santander Brasil (SANB11) abre a fila, com o anúncio dos resultados no dia 28 de julho – deve mostrar bons números, com a reversão de provisões e a sustentabilidade do mercado de crédito apresentando bons resultados.
No caso da proteína animal, o cenário interno é um pouco mais complicado devido à alta dos preços dos insumos e à dificuldade de repassar preços no mercado doméstico.
Assim, as empresas em que os mercados internacionais são mais relevantes no total de resultados –JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e, em menor escala, Minerva Proteínas (BEEF3) – deverão apresentar números melhores.
No caso da BRF (BRFS3), o mercado interno é mais relevante.
Um setor que ainda deve demorar um pouco mais de tempo para retomar os níveis de atividade pré-pandemia é o dos shopping centers.
Os números do segundo trimestre não serão ruins e a melhora deve ser tímida.
Resultados mais fortes apenas a partir dos próximos trimestres.
E, claro, você pode contar sempre com os analistas da Levante Ideias de Investimentos para analisar esses números com profundidade e precisão.
E Eu Com Isso?
A sessão da terça-feira começa com uma leve alta nos contratos futuros de Ibovespa e uma valorização mais acentuada no índice americano S&P 500, em uma reação às fortes quedas da véspera.
No entanto, apesar do início positivo, a ausência de indicadores torna as cotações mais suscetíveis aos resultados das empresas americanas que estão sendo divulgados, o que deve amplificar a volatilidade.
As notícias são positivas para a bolsa em um cenário de volatilidade.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—