Santander (SANB11) - Levante Investimentos

Resultados do Santander (SANB11) do 1T21

O Banco Santander Brasil foi o primeiro dos grandes bancos a divulgar seus resultados do primeiro trimestre de 2021 nesta quarta-feira (28) antes da abertura do mercado. O resultado veio acima do esperado em termos de lucro líquido que totalizou 4,012 bilhões de reais.

O retorno sobre capital próprio (ROE) foi de 20,9 por cento, mantendo-se em patamares relativamente próximos aos vistos antes da crise da Covid-19, porém ainda abaixo dos 22,3 por cento observados no mesmo trimestre de 2020.

Mais uma vez não houve provisão extraordinária para devedores duvidosos (PDD), as provisões atingiram 3,2 bilhões de reais, uma queda de 7,7 por cento na comparação anual. Assim, o custo do crédito representou 2,6 por cento da carteira de crédito no trimestre (2,5 por cento no 4T20).

A carteira de crédito seguiu a tendência de crescimento vista ao longo de 2020, com uma expansão de 12,2 por cento na comparação anual, atingindo 425 bilhões de reais, com destaque para a carteira de pequenas e médias empresas com crescimento de 28,4 por cento.

As receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias tiveram uma expansão em relação ao 1T20 de 8,2 por cento, atingindo 4,8 bilhões de reais. Nesta linha, o principal destaque ficou com as receitas de cartões e serviços de adquirente (Getnet) que teve uma expansão de 9,1 por cento, atingindo 1,6 bilhão de reais.

Em meio a um cenário econômico ainda desafiador impactado pelas medidas de distanciamento social, investidores se atentam aos índices de inadimplência do banco, que neste trimestre ficou em 2,1 por cento, mesmo número dos últimos 2 trimestres. Vale ressaltar que os bancos prorrogam as dívidas durante os momentos mais críticos da crise, levando o mercado a desconfiar se esses índices poderão se manter em patamares razoáveis no segundo semestre.

As despesas totais da companhia apresentaram queda de 0,5 por cento na comparação anual, atingindo 5,3 bilhões de reais, bom resultado atribuído principalmente em uma redução de 4,4 por cento nas despesas com pessoal.

E Eu Com Isso?

De forma geral, o resultado do Santander Brasil, terceiro maior banco privado do país, veio um pouco acima do esperado, com a redução do custo de crédito, sem PDD complementares, com recuperação de rentabilidade medido pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Esperamos que a boa performance operacional do banco impacte positivamente não só as ações do Santander (SANB11) mas também do setor como um todo, incluindo Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC3/BBDC4), no curto prazo.

Na noite anterior ao resultado, o banco também anunciou o pagamento de 3,0 bilhões de reais em dividendos, representando um retorno em dividendos (yield) de 2,1 por cento, a serem pagos no dia 2 de Junho. A partir de 10 de maio, às ações do Santander (SANB11) serão negociadas ex-dividendos.

O banco apresentou um resultado operacional forte, com expansão anual em suas margens financeiras tanto com clientes (4,3 por cento) quanto com o mercado (14,6 por cento), mais uma vez superando as expectativas do mercado. Os números agora devem deixar os investidores mais atentos aos resultados dos outros bancos, ainda há certa desconfiança dos impactos na economia de uma retomada mais vagarosa com os atrasos na vacinação e os possíveis impactos gerados nos bancos, em especial nas inadimplências.

Importante destacar também o resultado da divisão de cartões e adquirência, a Getnet, neste trimestre, além da receita, o banco divulgou o lucro da divisão de cartões, que por sua vez atingiu 110 milhões de reais, um número considerado forte para o trimestre quando comparamos com os 359 milhões de reais apresentados no ano de 2020 como um todo

O segmento ganhou destaque após os executivos da companhia aprovarem em novembro de 2020 estudos sobre um possível “spin-off” com listagem na bolsa de valores. O plano parte também do controlador do banco, o Santander da Espanha, e consiste em criar um player global de pagamentos para competir com plataformas globais no setor.

Enxergamos como principais catalisadores para as ações do Santander (SANB11) a retomada acelerada da economia brasileira com a aceleração da vacinação e novos desenvolvimentos quanto ao spin-off da Getnet que deve dar aos acionistas do banco ações da nova empresa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: 4T20 do Santander Brasil (SANB11).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)
E eu com isso

Sai Teich, entra Queiroga

Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, os depoimentos de ministros da Saúde seguem a todo vapor. Nesta quarta-feira (5), foi a vez do

Read More »
E eu com isso

Resultado da Uber do 1T21

A Uber (UBER) apresentou nesta quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram regulares, um

Read More »
Mercado Livre - EECI - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados do Mercado Livre do 1T21

Na noite desta quarta-feira (05), após o fechamento de mercado, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, o Mercado Livre, divulgou seus resultados

Read More »
Empresa Totvs
E eu com isso

Resultado da Totvs (TOTS3) do 1T21

A Totvs (TOTS3), uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia, divulgou na quarta-feira (10) seus resultados do primeiro trimestre de 2021. O resultado foi bom

Read More »
E eu com isso

Resultado da Engie (EGIE3) do 1T21

A Engie (EGIE3) apresentou nesta quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. A companhia apresentou bons números

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel