Santander

4T20 do Santander Brasil (SANB11)

O Banco Santander Brasil divulgou nesta quarta-feira (3), antes da abertura do mercado, o seu resultado do quarto trimestre de 2020.

O lucro líquido atingiu 4,0 bilhões de reais no trimestre, mostrando uma melhora de 1,4 por cento em relação ao 3T20 e ajudando o banco a atingir 13,8 bilhões de reais de lucro em 2020, uma queda 4,8 por cento em relação ao lucro de 2019.

O retorno sobre capital próprio (ROE) foi de 19,1 por cento, mantendo-se em patamares relativamente próximos aos vistos antes da crise da Covid-19, porém ainda abaixo dos 21,3 por cento observados ao final de 2019.

Mais uma vez não houve provisão extraordinária para devedores duvidosos (PDD) que afetou o resultado do segundo trimestre e o total do ano de 2020 em 3,2 bilhões de reais. Assim, o custo do crédito representou 2,5 por cento da carteira de crédito no trimestre (3,0 por cento no 3T20).

A carteira de crédito atingiu 411,7 bilhões de reais, alta de 3,6 por cento comparada com o trimestre anterior e expansão de 16,9 por cento em 2020. O crescimento foi positivamente impactado em todos os segmentos, mas pequenas e médias empresas que apresentaram o maior crescimento no ano, 38,2 por cento no ano para 55,9 bilhões de reais.

As receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias caíram 1,2 por cento em 2020, atingindo 18,4 bilhões de reais, a receita foi bastante impactada pela queda de 8,0 por cento no ano da receita de cartões e serviços de adquirência com o menor consumo devido à crise em 2020.

A inadimplência acima de 90 dias se manteve em 2,1 por cento, mesmo número do trimestre anterior e uma melhora em relação aos 2,9 por cento vistos ao final de 2019

No lado negativo, destaque para o crescimento de 3,3 por cento nas despesas gerais em comparação com o trimestre anterior, já em no acumulado de 2020, houve aumento de 0,8 por cento em relação a 2019.

E Eu Com Isso?

De forma geral, o resultado do Santander Brasil, terceiro maior banco privado do país, veio um pouco acima do esperado, com a redução do custo de crédito, sem PDD complementares, com recuperação de rentabilidade medido pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Esperamos impacto positivo no preço das ações do banco (SANB11) no curto prazo.

O Santander manteve um bom ritmo no crescimento da sua carteira de crédito no ano (+16,9 por cento), porém levemente abaixo do visto no resultado do Itaú (+20,3 por cento de crescimento em 2020)

Um destaque positivo foi o crescimento 6,6 por cento no ano da margem financeira que atingiu 51,1 bilhões de reais, um resultado expressivo em que a baixa taxa de juros Selic e os programas de crédito do governo impactam negativamente o resultado. Mais uma vez para efeito de comparação, o Itaú apresentou queda em 2020 de 6,1 por cento nessa linha em seu resultado divulgado dois dias antes.

Um ponto que também chamou a atenção de maneira positiva foi o crescimento de 2,8 por cento nas receitas de serviço de conta corrente no ano, com o aumento da concorrência e gratuidade de contas digitais, era esperado observar uma maior pressão nessa linha de receita.

Importante destacar também o resultado da divisão de cartões e adquirência, a Getnet apresentou crescimento de receita de 14,0 por cento no trimestre na comparação com o trimestre anterior e 4,0 por cento quando comparado a 4T19. 

O segmento ganhou destaque após os executivos da companhia aprovarem em novembro de 2020 estudos sobre um possível “spin-off” com listagem na bolsa de valores. O plano parte também do controlador do banco, o Santander da Espanha, e consiste em criar um player global de pagamentos para competir com plataformas globais no setor.

Por último, o índice de Basileia de melhor qualidade (CET1) continua em um patamar confortável de 12,9 por cento o mesmo observado ao final de 2019, mostrando a eficiência na alocação de capital ponderada pelo risco e sem a futura necessidade de aumento de capital, o que implicaria em diluição dos acionistas e menor ROE.

Em contraste, o Itaú apresentou um CET1 de 11,5 por cento e comunicou na conferência de resultados que pretende limitar o pagamento de dividendos ao payout mínimo (25 por cento) enquanto este índice não atingir 13,5 por cento.

Enxergamos como principais catalisadores para as ações do Santander (SANB11) a retomada acelerada da economia brasileira com o começo da vacinação da população e novos desenvolvimentos quanto ao spin-off da Getnet que deve dar aos acionistas do banco ações da nova empresa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Santander Brasil divulga resultado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Taesa TAEE11
E eu com isso

Taesa (TAEE11): Resultado do 4T20

A companhia Taesa (TAEE11) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quarta-feira (03), após o fechamento do mercado. A companhia

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Arthur Lira não desafinou

É possível contar a história do pregão da B3 na quarta-feira (03) com alguns poucos números. O Ibovespa fechou com uma leve queda de 0,32

Read More »
E eu com isso

Fechamento de lojas da Disney

A Disney (DIS) anunciou nesta quarta-feira (2), após o encerramento das negociações no mercado, que irá fechar pelo menos 60 lojas físicas na América do

Read More »
Senado federal
E eu com isso

Ajuste tímido

O Senado Federal aprovou, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a PEC Emergencial, que retoma os pagamentos do auxílio

Read More »
Setor de Saúde Bolsa de Valores
E eu com isso

Setor de Saúde em alta

O ano de 2021 começou marcado por forte número de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) realizadas em diferentes setores. O

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel