Levante Ideias - Eleições

Terceira via em trânsito

Enquanto as peças do xadrez político vão, lentamente, se movimentando neste início de ano, algumas definições são feitas também no espaço da chamada “terceira via” – candidatos que se apresentam como alternativas à disputa polarizada entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula.

De um lado, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, já iniciou viagens para realizar uma série de visitas ao Nordeste do Brasil, onde não tem apelo eleitoral e precisa conquistar espaço se quiser aumentar suas intenções de voto. Atualmente, o ex-juiz é o melhor colocado nas pesquisas, com cerca de 10% a 12% dos votos nas pesquisas estimuladas, atrás apenas de Lula e Bolsonaro.

A visão dos interlocutores de Moro é que o juiz precisa diversificar sua base de apoio – atualmente, muito concentrada no Sul e Sudeste do País – e também pautar a campanha com enfoque na economia (em especial emprego, inflação e crescimento econômico) e na saúde (em função da nova alta nos casos de Covid-19).

O diagnóstico é de que o ex-ministro apenas concentra bagagem no mundo jurídico e no combate à corrupção, o que será, a princípio, menos fundamental para as preferências eleitorais de 2022.

De outro lado, a equipe de João Doria também já vem definindo um cronograma para o governador do Estado de São Paulo. O enfoque inicial de sua campanha, que deve começar apenas em meados de março, será também a região Nordeste do País, com destaque secundário para as regiões Centro-Oeste e Norte – em antecedência, o tucano já tem feito uma série de reuniões e jantares com o setor agropecuário para estreitar laços.

Na frente econômica, integrantes do comitê do pré-candidato trabalham para entregar, ao fim de janeiro, um amplo pacote de reformas, com base na estabilização macroeconômica do País. Compõem o time, hoje, os economistas: Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo; Zeina Latif, ex-economista-chefe da XP; Ana Carla Abrão, sócia da consultoria econômica Oliver Wyman; e Vanessa Canado; ex-assessora especial para a reforma tributária do ministério da Economia de Paulo Guedes.

Em linhas gerais, acredita-se que o primeiro ano de governo deve focar, essencialmente, na promoção de reformas com foco na tributária e administrativa. Para isso, será necessário que o presidente eleito comunique com clareza os rumos da economia caso os projetos avancem, assim como atuar com outras medidas concomitantes ao programa reformista (como a abertura comercial, resgate do teto de gastos e um novo auxílio aos mais vulneráveis).

E Eu Com Isso?

Com algum respaldo dos mercados, a terceira via ainda batalha para se consolidar em torno de um ou dois candidatos competitivos.

Na atual conjuntura, os nomes mais bem posicionados são, de fato, o ex-juiz e o governador do estado de São Paulo – mas ambos não são favoritos e dependem de maiores forças político-eleitorais para conquistarem uma vaga no segundo turno de 2022.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Qual Terceira Via? | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.