Levante Ideias - Senado

Senado ainda indefinido

A disputa pela presidência do Senado Federal continua bastante aberta e indefinida após o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir a recondução dos atuais presidentes do Legislativo para mais um mandato – frustrando, assim, os planos do atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Um dos nomes cotados para ter o apoio de Alcolumbre, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – o escolhido pelo partido para tentar manter a liderança na Casa – viu sua candidatura perder prestígio nos últimos dias, especialmente no Palácio do Planalto. O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República, teria resistências ao nome de Pacheco.

O mineiro é considerado como muito próximo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e teria tido atuação rígida contra Michel Temer quando o ex-presidente foi alvo de denúncia. Em 2017, quando ainda era deputado e presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Pacheco teria contrariado seu então partido, o MDB, e facilitado a tramitação da denúncia contra Temer. Esse episódio teria minado a confiança do Executivo em Pacheco.

Com o casamento frustrado entre Bolsonaro e Pacheco, o Planalto deve demarcar certa distância da disputa no Senado, indo na contramão do que pretendia Alcolumbre. O atual presidente da Casa trabalhava para chancelar um nome praticamente unânime, com apoio de seus aliados e com o apadrinhamento do Planalto.

E Eu Com Isso?

Com a desidratação do nome de Rodrigo Pacheco, as eleições legislativas para o Senado Federal (marcadas para o dia 1º de fevereiro de 2021) continuam bastante indefinidas. Era praticamente certo que Alcolumbre poderia estender seu mandato, daí o cenário nebuloso a esta altura do campeonato.

Vale ressaltar, entretanto, que ainda não é possível descartar 100 por cento o nome de Pacheco. As negociações políticas continuam a todo vapor e Alcolumbre e seus interlocutores vão tentar reverter a posição do Planalto. Segundo alguns aliados de Pacheco, a narrativa de que o senador não apoiaria o Executivo seria falsa e imposta pelo MDB, que vai lançar candidato nas eleições para afetar a candidatura do DEM.

O mercado segue monitorando a evolução do cenário político envolvendo a sucessão das Casas Legislativas, mas a notícia não deve impactar o pregão de hoje.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Compasso de espera.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.