Bandeiras dos EUA e da Georgia - E Eu Com Isso Levante

Segundo turno nos EUA

Nesta terça-feira (5) começa o que, na prática, é um segundo turno das eleições americanas. Ao contrário do que ocorre no Brasil, nos Estados Unidos não há uma legislação eleitoral unificada. Cada um dos 50 Estados define as próprias regras. Em geral, as normas são uniformes, mas há algumas exceções. É o caso da Georgia. Para representar o estado sulista no Senado, o candidato tem de ter mais de 50 por cento dos votos, e isso não ocorreu em novembro. Agora, começa hoje uma nova eleição.

Os candidatos são quatro. Os dois senadores que buscam a reeleição são republicanos. Um deles é David Perdue, de 70 anos. Ex CEO da empresa de artigos esportivos Reebok, Perdue é um dos apoiadores de Donald Trump mais antigos e fiéis, e permanece leal ao presidente até agora. Ele concorre com o democrata Jon Ossoff, de 33 anos, que tem uma carreira ligada à luta pelos direitos civis, já trabalhou no Congresso e é controlador de uma produtora de documentários. Ossoff inovou na campanha, divulgando suas propostas no Snapchat e no TikTok.

A outra senadora republicana que busca a reeleição é Kelly Loeffler, proprietária de uma das maiores fortunas do Senado e dona de um time de basquetebol feminino. Novata na casa, ela foi nomeada pelo governador da Georgia em dezembro de 2019 quando um dos senadores do estado renunciou. Loeffler é uma crítica feroz do Black Lives Matter. Seu concorrente é o reverendo Raphael Warnock, um pastor batista de Atlanta. Martin Luther King pregou em sua igreja. Warnock é ligado aos direitos civis e foi, ao lado da ativista Stacey Abrams, um dos fundadores da organização New Georgia Project, que estimula os afro-americanos a votar.

A polarização que marcou a sociedade americana estará reproduzida, em menor escala e com mais intensidade, na eleição que começa nesta terça-feira. E seu resultado será fundamental para o comportamento dos mercados, pois é essa eleição que definirá a maioria no Senado. Os democratas precisam conquistar as duas vagas da Georgia para controlar a casa. Se levarem apenas uma das vagas, o controle do Senado permanecerá com a oposição republicana.

Com dois senadores democratas eleitos pela Georgia, ficará mais fácil para o presidente eleito Joe Biden implantar suas propostas de estímulo econômico. Se isso ocorrer, as perspectivas são de um dólar mais fraco e preços das commodities em alta, o que beneficia países exportadores como o Brasil. No caso de manutenção do controle pela oposição republicana, a avaliação é de um poder mais balanceado – os democratas já controlam a Câmara dos Deputados – o que representará um orçamento americano mais equilibrado, com vantagens para as grandes empresas e as líderes no setor de tecnologia.

Indicadores I

Em 2020 foram vendidos 2,06 milhões de veículos, queda de 26,2 por cento em relação a 2019, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O resultado foi melhor do que a projeção, que era de uma queda de 31 por cento nas vendas, e foi comparável à baixa de 26,6 por cento registrada em 2015. As vendas em dezembro cresceram 8,4 por cento em relação a novembro, mas estão 7,1 por cento abaixo do resultado de dezembro de 2019. A projeção é de venda de 2,5 milhões de veículos em 2021.

Indicadores II

Os preços da indústria subiram 1,39 por cento em novembro de 2020 frente a outubro, quando o índice havia registrado a maior alta da série histórica, avançando 3,41 por cento. A inflação na indústria em novembro foi a menor em cinco meses, mas o indicador registra dezesseis altas consecutivas e elevações históricas nos acumulados do ano (18,92 por cento) e dos últimos 12 meses (19,69 por cento). Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP mede a variação dos preços de produtos na porta da fábrica, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Índice Bovespa começam o dia com uma leve alta, ao passo que os contratos futuros do índice americano S&P 500 abrem em queda. O dia será marcado por volatilidade, com os investidores atentos aos sinais da eleição na Georgia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: AB Inbev reduz endividamento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.