Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Rumores de mudança no governo agitam mercado

A quinta-feira (23) foi um dia tenso no mercado, em que o dólar subiu 2,2 por cento para um recorde de 5,52 reais e o Ibovespa recuou 1,2 por cento após ter aberto em alta. Os motivos são bem conhecidos. Rumores não confirmados de que Sérgio Moro, ministro da Justiça, poderia pedir demissão. O movimento era a eventual exoneração de Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal, fato que foi confirmado pelo Diário Oficial da União na manhã desta sexta-feira. Moro deverá conceder uma entrevista coletiva às 11 horas desta manhã, o que contribuiu para que a abertura dos negócios seja marcada por incerteza e expectativa.

Ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro, Moro ganhou notoriedade com os processos da Lava Jato, que levaram empresários e políticos ao cárcere, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao assumir o Ministério, Moro disse que pretendia ampliar sua atuação como juiz, aprofundando e melhorando a legislação contra o crime e contra a corrupção. No entanto, sua atuação vem ficando aquém das expectativas. E a decisão de Bolsonaro de exonerar Valeixo pode tirar Moro do governo.

Sua saída é vista como um enfraquecimento do governo, o que pode gerar dificuldades na condução da política econômica e na aprovação das reformas. Isso é visto como negativo pelo mercado.

O último pregão da semana será marcado pela agenda política, com menos interferência dos mercados internacionais. O dia será de queda para Bolsa e alta para o Dólar que está sendo negociado a 5,60 reais na abertura.

INDICADORES – A prévia da Sondagem da Indústria de abril de 2020 indica recuo de 39,5 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de março, para 58,0 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na manhã desta sexta-feira. Caso esse resultado se confirme, essa será a maior queda mensal, com o índice alcançando o menor valor da série histórica.

Segundo a FGV, a queda da confiança em abril é resultado da forte deterioração da percepção dos empresários em relação à situação atual, e do pessimismo em relação aos próximos três e seis meses. O Índice de Expectativas caiu 47,3 pontos, para 48,9 pontos, e o Índice de Situação Atual recuou 31,0 pontos, para 67,8 pontos. O resultado preliminar de abril indica diminuição de 17,8 pontos percentuais do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), para 57,5 por cento, o menor valor da série histórica.

A FGV divulgou também a expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses. O prognóstico subiu 0,3 ponto percentual em abril, para 5,1 por cento, o maior valor desde os 5,3 por cento registrados em julho de 2019. Houve redução de 0,2 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano anterior.

INTERNACIONAL – O mercado internacional está abrindo em leve alta, com os contratos futuros de S&P 500 avançando cerca de meio por cento. As ações se animaram um pouco com a perspectiva de mais auxílio governamental americano à economia. Steve Mnuchin, secretário do Tesouro, disse que o governo está planejando criar um mecanismo de empréstimos especificamente para a indústria de petróleo e gás, a fim de ajudá-la na atual extraordinária volatilidade. Nesta sexta-feira, o presidente Donald Trump deve ratificar o pacote de 484 milhões de dólares de ajuda às pequenas empresas aprovado pela Câmara nesta semana.

As encomendas de bens duráveis caíram 14,4 por cento em março.

Na véspera, o mercado se decepcionou com a notícia de que o medicamento remdesivir, produzido pela farmacêutica Gilead Sciences, não será a esperada solução para o covid-19. Em um comunicado, a Gilead classificou os resultados como “inconclusivos”.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo negocia cargos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.