Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Governo negocia cargos

O Planalto vem avançando nas negociações com partidos do Centrão para entregar o controle de cargos do segundo e terceiro escalão da administração federal, em troca de apoio no Congresso. 

Partidos relevantes do Centrão, como o PP, o PL, o Republicanos e o PSD estão envolvidos nas conversas para posições consideradas de alta relevância na estrutura de governo, algumas delas com orçamentos bilionários. Entre as posições, devem ser indicados nomes para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para o Fundo Nacional de Educação (FNDE), para o Ministério do Desenvolvimento Regional, para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para a Telebrás e para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O MDB também deve entrar no rateio. Bolsonaro deve receber hoje o presidente da legenda, o deputado Baleia Rossi (SP), e o líder da sigla no Senado, Eduardo Braga (AM). Espera-se que as nomeações sejam oficializadas ainda essa semana. 

Atualmente, a base do governo na Câmara não chega nem a 70 deputados. O número restrito de apoiadores enfraquece a agenda do Planalto, mas foi uma escolha feita pelo presidente. Agora, sua equipe vem articulando – com um dos mais tradicionais recursos políticos existentes – um possível aumento no apoio de partidos do Centrão, maior bloco do Congresso.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo anuncia auxílio para estados e municípios

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.