A Rumo (RAIL3), maior operadora ferroviária do país, anunciou via fato relevante na noite de domingo (19) que assinará contrato com Mato Grosso para a construção, operação, exploração e conservação de ferrovia no estado nesta segunda-feira (20).
O projeto, denominado Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes, recebeu o nome como uma homenagem ao empresário do agronegócio que construiu a Ferronorte, a atual Malha Norte.
Segundo o comunicado, o empreendimento será uma extensão do atual corredor operado pela Rumo, que liga o Porto de Santos (SP) até Rondonópolis (MT), e terá 730 km.
Para tal, serão construídos novos trechos com ligação até Cuiabá e até Lucas do Rio Verde (MT), município onde está concentrada a operação agrícola da região.
Estão ainda pendentes as licenças ambientais do projeto, estimadas para sair no prazo de até seis meses. Após a validação destas, a expectativa é que a obra se inicie na sequência, começando entre o fim de 2022 e início de 2023.
Ademais, o modelo do empreendimento será por meio de autorização, com vigência de contrato de 45 anos, prorrogável por igual período, com o cumprimento de exigências.
Segundo a companhia, o investimento estimado no projeto é de R$ 9 bilhões a R$ 11 bilhões, com previsão de operação do primeiro terminal em 2025, a cerca de 200 km ao norte de Rondonópolis, e conclusão em 2030.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a Rumo, que segue investindo em novos projetos e ampliando sua malha logística.
Com a expansão da malha norte, a companhia fica melhor posicionada para capturar o aumento da produção agrícola esperada para a região nos próximos anos, o que se refletirá em um desempenho superior da mesma.
Apesar disso, esperamos um impacto neutro no preço das ações da Rumo (RAIL3), uma vez que já era esperado o projeto de extensão da Malha Norte e, portanto, este já estaria parcialmente precificado.
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